Como usamos o plano de ação 5W1H em nosso dia a dia?

Ferramenta 5W1H

O 5W1H é uma ferramenta de organização que identifica as ações e as responsabilidades de quem irá executar a tarefa, e é capaz de orientar as diversas ações que deverão ser implementadas. Desta forma, podemos afirmar que é uma ferramenta poderosa e rica em detalhes. Com isso, o importante é começar a entender como usamos o plano de ação em nosso dia a dia e como podem ajudá-los a atingir seus objetivos no ambiente corporativo.

Antes de utilizar o 5W1H é preciso que você estabeleça uma estratégia de ação. Para isso pode-se utilizar de brainstorm para se chegar a um ponto comum.

É muito importante também responder os seguintes pontos:

WHAT – O que será feito (etapas)

HOW – Como deverá ser realizado cada tarefa/etapa (método)

WHY – Por que deve ser executada a tarefa (justificativa)

WHERE – Onde cada etapa será executada (local)

WHEN – Quando cada uma das tarefas deverá ser executada (tempo)

WHO – Quem realizará as tarefas (responsabilidade)

Quando usar o 5W1H no trabalho?

No ambiente corporativo, tenha certeza de estar implementando ações sobre as causas do problema, e não sobre seus efeitos. É preciso também propor diferentes soluções para os problemas analisados, certificando-se dos custos aplicados e da real eficácia de tais soluções.

A ferramenta 5W1H é uma das mais fáceis de ser implementada e traz grandes benefícios para os gestores e colaboradores em suas atividades organizacionais. Desta forma, não deixe de utilizá-la em seu dia-a-dia. Consequentemente, você só tem a ganhar!

Eu li um artigo da empresária e psicóloga, Gisele Meter, a respeito do 5WH1, que gostei muito e compartilho com vocês , para ampliar a visão sobre esta tão importante ferramenta: deixo aqui o link http://Gisele Meter Empresária e psicóloga. Colunista de carreira do Administradores.com e do Portal Feminino Tempo de Mulher, de Ana Paula Padrão, vinculado ao MSN

E aí, o que achou desta ferramenta? Já trabalha com ela? Deixe seu comentário, é importante essa troca de ideias!

Abraços, Eliana Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?