Administrar: habilidade de ouro no mundo dos negócios

Imagem que descreve administrar

Que todo empreendedor, quando começa passa por dificuldades, isto é um fato comprovado por muitos. Como empreender não vem com cartilha pronta e muito menos depende de diploma, é muito comum e natural que haja muita confusão em relação a termos utilizados, saber exatamente por onde começar e o principal: como administrar todos os processos que envolvem o seu negócio.

Não à toa, a maioria das empresas acaba fechando nos primeiros anos de existência: muitos não possuem o suporte necessário e nem sabem bem onde procurar este auxílio, então acabam quebrando devido a bola de neve, na qual os problemas acabam se transformando.

E falando nisso, hoje, quero trazer um questionamento muito importante para você: saberia me dizer, com exatidão, qual a diferença entre vender e administrar? Consegue dividir bem o que é uma coisa e o que é outra? Vamos bater um papo sobre isso.


O ato de administrar

Vamos lá: a administração é o que vai reger todo o seu negócio, é o conjunto dos seus planos, o maestro de sua orquestra. Se uma pessoa não sabe nem como começar a administrar o seu empreendimento ou delega esta função para terceiros somente, o projeto automaticamente se autodeclara fadado ao fracasso.

Administrar, como já disse, envolve basicamente um pouco de tudo. Ter noção de fluxo de caixa e tudo o que envolve o financeiro da empresa, saber pelo menos o básico de recursos humanos (já que se sua empresa crescer – que é o que esperamos, naturalmente – provável que precisará contratar mão de obra e lidar com o recrutamento destas pessoas), se interessar cada vez mais por marketing (o que sim, ainda hoje continua sendo a alma do negócio) e conseguir obter uma visão 360° bem apurada sobre tudo o que anda acontecendo nos bastidores.

Veja bem, não estou dizendo que você, obrigatoriamente, tem que dar conta de todos os processos sozinho, sem ao menos cogitar contratar outros profissionais especializados para lhe ajudar. Muito pelo contrário: afinal, a apresentação de uma orquestra é constituída da harmonia de vários instrumentos distintos sendo tocados em conjunto e ao mesmo tempo, correto?

Estou apenas frisando que ainda que você conte com o auxílio de quem entende mais dos assuntos em questão, somente o idealizador da marca sabe, intimamente, sobre as necessidades individuais do negócio.

Consegue entender o que quero dizer? Muitos acham que é somente contar com os serviços parceiros e deixar toda a demanda por conta destas pessoas, sem ao menos participar do básico. Não é bem assim. Administrar envolve muitos processos e sim, costuma ser bem trabalhoso e cansativo.

Entretanto, temos que botar a mão na massa se quisermos resultados satisfatórios, não há outra alternativa.

A IAN Vendas Estratégicas pode ajudar a cuidar do seu time de vendas!


Caso ainda necessite de alguma ajuda e um acompanhamento específico para te guiar mais de perto, posso te auxiliar no processo de tornar seu empreendimento um grande sucesso! Clique aqui e fale diretamente comigo, será um prazer conhecer um pouco mais sobre o seu negócio e poder ajudar a alavancá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?