Como lidar com concorrentes?

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Quando o seu foco muda para as suas atividades, você não perde mais tempo comparando o seu trabalho com o do concorrente. Tempo esse que é precioso e precisa ser 100% dedicado a você! É importante citar que** lidar com concorrentes** é uma grande questão para os empreendedores, mas que não pode ser algo que tire seu sono e a sua capacidade de trabalhar.

Buscando estratégias para lidar com concorrentes

Se você tem medo de perder clientes, saiba que eles vêm e vão em um fluxo constante e aprender a ter mais confiança em seu trabalho, reflete também na permanência deles. O seu trabalho é único e fazer as pessoas entenderem isso farão com que elas se conectem ainda mais com o que você tem a oferecer.

Orientações para lidar com a concorrência

Explore os diferenciais das suas soluções

Essa é uma regra clássica e de ouro para quem deseja ter sucesso nas vendas. É comum marcas quererem “surfar” nas ondas que concorrentes criam. Mas isso deixa a sua empresa dentro da caixinha do “todo mundo” e afasta do cliente o fator de diferenciação. Por isso, ao circular entre as gôndolas de um supermercado, é comum que você encontre dezenas de embalagens muito semelhantes para produtos que cumprem a mesma função.

Por isso, explore diariamente nas suas redes e seus discursos de venda, os diferenciais do seu produto, serviço, processos organizacionais, rotinas etc.

Saiba exatamente quem é seu cliente ideal

Não podemos deixar de citar o público-alvo e a persona dentro desse processo. Por isso, desenhe detalhadamente as personas do seu negócio. Trata-se de descrições humanizadas do cliente ideal de uma empresa. Ter esse conceito definido te ajuda a se comunicar melhor com seu cliente, abrindo vantagem perante a concorrência e melhorando seus argumentos de vendas.

Alguns aspectos essenciais para definição da persona são: nome, profissão, idade, cargo, ambições no trabalho, desejos, necessidades, hobbies etc. A formulação da persona pode ser feita a partir de avaliações de clientes da empresa e por meio de pesquisa de mercado.

Fuja da guerra de preços

Muitos empreendedores não conseguem estruturar um posicionamento de marca sólido e acabam sucumbindo aos preços dos concorrentes, entrando na famosa batalha de preços.


Nessa briga, sai na frente quem consegue oferecer o menor valor em cada produto. Em um primeiro momento isso parece uma boa estratégia, mas com o tempo torna-se uma sentença de falência para a sua empresa. Não é sobre o “preço” do produto e/ou serviços, mas sim sobre “valores”.

A solução para driblar a concorrência sem se submeter à necessidade de operar com preços baixos é fortalecer a imagem do negócio, agregando valor ao produto e ao serviço de atendimento ao cliente. Dessa forma, é possível, inclusive, vender mais, mesmo sem ter o menor preço.

Olhe para o concorrente de forma estratégica

A concorrência sempre irá existir e cabe a você saber tirar vantagem disso. Aprenda a olhar para o seu concorrente como forma de estudo, tirando insights de tendências e serviços novos e adaptando ao que você oferece. Ter uma boa análise sobre o que ele faz de errado também é um jeito de você aprender o que deve aplicar ou não no seu negócio, fortalecendo ainda mais a sua presença e seus diferenciais.


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