Endomarketing para pequenas equipes não é moda e você precisa saber aplicar

imagem que descreve o endomarketing

Há um bom tempo, entramos em uma era onde a preocupação com o ser humano e o seu bem-estar passou a ser maior. O autor Dominique Wolton, descreve em uma frase de seu livro “Informar não é Comunicar”, que sintetiza muito bem o que vivemos atualmente: “A revolução do século XXI não é a da informação, mas a da comunicação. Não é a mensagem, mas a relação. Com isso, o endomarketing tem se tornado uma ferramenta de ouro no mundo corporativo.

Uma comunicação bem-feita é um pré-requisito básico, obrigatório em qualquer relação, seja pessoal ou de trabalho. Sendo assim, concorda que se cuidamos do marketing externo da empresa, buscando cada vez mais, uma relação mais próxima com nossos atuais clientes e com os leads em potencial, zelando para que haja uma troca clara e justa entre as partes – por que não então, fazer isto com os próprios colaboradores da empresa?

É sobre isso que vamos conversar hoje por aqui: o conceito de Endomarketing, o seu uso dentro do mercado e como ele pode ajudar a crescer ainda mais o seu empreendimento.

O que é Endomarketing

Assim como já comentei antes neste artigo aqui, o Endomarketing é nada mais, nada menos, do que um marketing interno. Assim como fazemos a gestão das redes sociais, aplicando diariamente estratégias inbound e outbound, buscando atingir um público ainda maior através de divulgações de informações e materiais de uma marca, é extremamente necessário que se faça o mesmo com o regimento interno.

Colaborador infeliz é significado de mau rendimento, de entregas muito aquém do esperado e consequentemente, gera muitos problemas em todos os processos. Quando um funcionário se sente querido, apreciado pelos seus feitos e totalmente orientado em relação ao que necessita ser colocado em prática diariamente, a complexidade das relações diminui.

Isso é Endomarketing: é encantar as pessoas, fazê-las se sentirem pertencidas, sentir que realmente contribuem com o seu trabalho, que elas fazem a diferença ali dentro e não que são somente mais um salário a ser pago no final do mês, gerando apenas ‘despesa’ para os empregadores. Um dos maiores erros que você pode cometer como gestor, é o de engessar o pensamento, achando que uma relação profissional tem que, necessariamente, ser fria e impessoal.

Não há nada melhor do que desenvolver o instinto de liderança em si mesmo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, acredite. Não é algo que acontece do dia para a noite. Porém, o processo é muito satisfatório quando nos entregamos totalmente a ele, de peito e mente abertos.

Cuidando da cultura

Consegue entender a importância e o peso do Endomarketing¸ principalmente nos dias de hoje? Esses aspectos nos fazem comprovar que não se trata de apenas mais um modismo. E sim, algo levado muito a sério, se tornando altamente rentável para o mercado em geral.

A cultura de uma empresa vai muito além de apenas agradar aos seus colaboradores com festas, happy hours, espaço para jogos etc. Uma cultura forte deixa bem claro a missão, a visão e os valores da empresa, por exemplo. Garante que isso se torne algo fixado na mente das pessoas.

E envolve vários outros processos. Como: formas de interações otimizadas dos líderes, com os liderados – e, também, entre eles mesmos, como sinergias entre os setores existentes; plataformas de informação bem definidas (e-mails diários, newsletters quinzenais ou mensais, rede de TV interna, boletins informativos, quadros de avisos espalhados nas áreas comuns, campanhas internas, etc). Além de atendimentos especializados e individualizados com o RH ou com psicólogos.

Além de, claro, momentos de descompressão entre os profissionais, incluindo seus familiares, entre outros. Assim, você garante um ambiente profissional bem mais tranquilo e fluido no dia a dia. Focando mais na satisfação e plenitude de todos, o que acaba culminando em uma produtividade bem mais ativa.

O Endomarketing em resultados

Bom, após explicar bastante sobre o Endomarketing e sobre como ações como essas que citei podem ajudar – e muito – o funcionamento dentro da sua empresa, podemos resumir: com uma cultura forte em prática todos os dias (de verdade), um carinho e uma atenção maior ao olhar para as necessidades de sua equipe e a construção de uma relação pautada na sinceridade, na honestidade e transparência, você ganha infinitamente mais e seu negócio também.

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