Estratégias para vendas B2B: mantenha sua carteira de clientes sempre aquecida

Somos bombardeados diariamente com conteúdos sobre vendas no varejo e, muitas vezes o atendimento de clientes B2B (business to business ou o famoso, empresa para empresa), acaba ficando em segundo plano. 

A partir da minha experiência com mais de 32 anos de vendas, quero trazer a vocês, algumas estratégias de vendas voltadas aos profissionais que lidam com comercializações internas entre empresas. 

Continue a leitura para conferir! Vamos lá?

Atendimento consultivo: estratégia de ouro nas vendas B2B

Dependendo do produto/serviço oferecido, um tipo de venda é necessário. Existem vendas complexas, onde figuram vários decisores de mercado e alto valor no que se vende. Além de vendas técnicas que vêm acompanhadas de conhecimento afiadíssimo, orientação e negociação, além do conhecimento pleno do negócio do seu cliente.  Tudo isso é o que chamo de venda consultiva. 

Por exemplo: se você trabalha com ERP (sistema de organização de estoque para comércios), precosa conhecer exatamente como o sistema funciona e, indo além, de que forma ele será importante dentro do negócio do seu cliente. 

A régua do cliente está crescendo: prepare-se 

Há muito tempo o a mudança no comportamento de consumidores é nítida, inclusive nos casos de vendas B2B. A facilidade no acesso à informação faz com que ele fique cada vez mais consciente e exigente do que precisa e deseja. Por isso, você como vendedor precisa criar uma conexão fortíssima com o seu cliente. 

É nesse relacionamento que você colhe informações importantes sobre ele, com todos os dados necessários, entendendo o processo da empresa dele, suas dores, expectativas e alinhando serviços/produtos para essas finalidades. 

Etapas da venda B2B

Antes de tentar vender qualquer coisa, entender as etapas da venda B2B é primordial. Normalmente ela obedece a seguinte ordem:

Entrada do lead no funil de vendas

Conexão com o lead

Qualificação 

Apresentação da solução (produto ou serviço)

Negociação 

Fechamento

Por se tratar de um modelo de negócio que envolve vendas de altos valores, com métricos específicas e modelo de vendas consultivas, é comum que as fases dos processos citados acima sejam um pouco mais demoradas.  Algumas vendas, de equipamentos, por exemplo, demandam testes e negociações que chegam a durar 

meses. Paciência é essencial para um bom vendedor B2B.

Dicas práticas e rápidas para melhorar suas vendas B2B

  1. Tenha processos e metas bem definidos
  2. Construa um funil de vendas elaborado (caso nunca tenha aplicado, vá no básico, de 3 fases – atração, alimentação e conversão)
  3. Estude a jornada de compra do cliente 
  4. Tenha uma equipe de prospecção ativa e passiva
  5. Foque em qualificar os leads, entendendo as necessidades deles
  6. Foque em fornecer experiência ao cliente

Não esqueça que vender para empresas nada mais é do que entender as pessoas e processos, suprindo dores e necessidades e garantindo que o cliente entenda que você pode ajudá-lo em tudo!

A IAN pode te ajudar nesse processo. Clique aqui e fale com a nossa especialista, Eliana Santos.

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