Ferramentas de prospecção: aumente suas vendas com eficácia

Imagem que descreve as ferramentas de prospecção.

Uma das grandes dificuldades dos empreendedores iniciantes, é o ato de aprender a se desapegar do seu negócio. É isso mesmo que você leu. Quem disse que os processos precisam, obrigatoriamente, serem todos feitos por você? Será que realmente você possui tempo o suficiente em seu dia a dia, para dar conta de tudo? Por isso, algumas partes da empresa podem ser delegadas e a tecnologia ajuda muito nesse quesito, e aí entram as ferramentas de prospecção.  

Hoje o artigo foi feito para sinalizar algumas sugestões do que pode ser passado à frente, ou seja: tudo aquilo que possa ser delegado e utilizado para a otimização do sucesso de sua empresa. Além disso, é imprescindível que algumas outras estratégias sejam implementadas para ONTEM – caso ainda não estejam presentes.

Vamos citar, como exemplo, três ferramentas importantíssimas para a prospecção de novos clientes, a fim de fechar novos (e melhores) negócios. Acompanhe!

Por que utilizar ferramentas de prospecção e plataformas digitais em meu negócio? 


É aquela velha história: muitos donos de empresa ainda acreditam que gastos com ferramentas, Marketing, sistemas – traduzindo, tudo o que facilita a vida – são uma grande e desnecessária perda de capital. Infelizmente, em pleno ano de 2021, ainda escutamos esse tipo de justificativa.

Tudo bem, até entendo. Realmente, empreender em nosso país não é NADA fácil! São muitos impostos – com valores exorbitantes – a serem pagos, em sua grande maioria. Fora as burocracias infinitas, que fazem a gente querer desistir logo no primeiro mês.

Com a pandemia do Covid-19, ainda por cima – o que já era ruim, ficou pior. Sim, eu sei e não estou falando nada como se eu vivesse em um conto de fadas: a realidade dos pequenos negócios brasileiros é dura e desgastante, sei porque lido com isso todos os dias.

Entretanto, falei todas essas coisas, porque posso te garantir: os gastos em certas circunstâncias não são ônus, pelo contrário, possuem 90% de chances (para não dizer que não estou sendo realista) de virarem bônus fartos. Sendo assim, não é gasto fútil, encare como investimento em sua empresa.

A seguir, vou listar e explanar sobre o que é a automação de Marketing, como utilizar as redes sociais de forma estratégica e o que é CRM (e como ele pode te ajudar):

·      Automação de Marketing

A automação de Marketing é, nada mais, nada menos do que utilizar plataformas e sistemas de automação para conseguir captar leads e obter informações importantes, voltadas para os estudos de estratégias/planejamentos da publicidade de seu(s) empreendimento(s).

Por exemplo: caso já possua um site, alguns sistemas auxiliam na inserção de formulários, pop-ups, os famosos cookies, entre outras coisas; como também, poder acompanhar quais têm sido os caminhos trilhados pelos seus possíveis compradores, dentro da interface a qual oferece.

Além disso, muitas vezes também é possível calcular quais têm sido as taxas de conversões entre visitantes e compradores, te dando a possibilidade de entender qual já é a sua base fixa de consumidores, mais aqueles que chegaram faz pouco tempo.

Com isso, você pode implementar inúmeras estratégias de nutrição de leads, como remarketing, newsletter, entendendo quais têm sido os desejos de aquisição das pessoas. E é sempre bom citar, que não necessariamente precisam ser estratégias criadas, a fim de utilizar-se somente do disparo de emails marketing: há uma gama grande de possibilidades aí.

Tudo isso, claro, respeitando cada etapa do Funil de Vendas e da Jornada de Compra do Consumidor, assim como já vimos antes nesse artigo  aqui.

·      Utilizar as Redes Sociais de Forma Estratégica

Bom, essa é velha e você já deve estar careca de escutar (ou melhor, ler haha) eu falando sobre isso por aqui. Mas é um fato comprovado e ao qual precisamos reforçar dia após dia.

Vender dentro das plataformas digitais, não é somente postar uma foto bonita do seu produto ou uma arte bem feita, elencando quais os serviços que você oferece às pessoas. Aí vai uma verdade doída, mas que é totalmente para o seu bem: ninguém está interessado em você e muito menos pelo que vende.

Triste, mas é uma verdade. Ninguém está querendo ver mais do mesmo, as pessoas não entram em redes sociais para se sentirem dentro de um catálogo de produtos e serviços. Elas esperam conexão, identificação; clamam por conteúdos bem feitos, soluções para os seus questionamentos e necessidades, inspirações – mesmo que este não seja o seu intuito em primeira instância.

E, vale lembrar que esse tipo de estratégia é constante, viu? Mais uma vez: se não possui tempo e nem conhecimento o suficiente para tal, DELEGUE para quem sabe fazer – os especialistas da área. Acredite, se o trabalho for bem feito, a diferença é absurda nos resultados!

Portanto, esqueça esse negócio de que postar uma foto aqui, repostar a imagem de algum outro perfil ali, irá trazer alguma solução mágica para a vida financeira da sua empresa. Porque sinto lhe dizer, não vai.

Dessa forma, o mínimo que consegue, é atingir àqueles que já possuem o desejo de comprar com você. Caso contrário, espere sentado(a) para não se cansar… pois será gasto tempo e energia. Não faça isso, não se frustre à toa.

·      CRM (Consumer Relationship Management)

E por último, mas não menos importante, temos o CRM – que pode ser manual ou automático, depende da sua escolha. Este, é um sistema de vendas que armazena e organiza informações importantes sobre seus leads e já clientes, como: nome, idade, data de nascimento, telefone, endereço, etc.

Ou seja, te permite a gestão do relacionamento com o cliente e oferece uma base de dados fantástica! Sendo assim, é possível manter um contato constante com essas pessoas e saber, exatamente, quais são suas peculiaridades, quantas vezes visitou o site e a descrição de cada contato realizado com a empresa.

Ao invés de se sentir perdido(a) e não ter nem ideia de por onde começar, uma ferramenta como essa te poupa tempo e dinheiro, já que suas abordagens passam a ser mais eficientes e objetivas – oferecendo ao cliente somente aquilo o que ele precisa, por exemplo.

Dessa maneira, as trocas entre empresa e consumidor se tornam bem mais proveitosas e menos maçantes, para ambas as partes. Já pensou, poder aliar o CRM com a sua própria plataforma de automação de Marketing, que citei lá no primeiro tópico?

O resultado é uma base de dados sólida, com um Marketing estratégico e totalmente funcional sendo colocado em prática, além de, como já disse, deixar o cliente feliz/satisfeito durante as interações com o seu negócio. Tem coisa melhor do que isso?

Pois bem, lidar com todo esse mundo de ferramentas e funcionalidades de primeira, jamais será fácil e já te adianto: melhora com o tempo, mas nem tanto assim quanto você imagina! Infelizmente ou felizmente – depende do seu ponto de vista -, os desafios ao empreender são como os jogos de videogame: muitas das vezes, você já começa no nível hard e tem que ir pegando os macetes durante a jornada mesmo.

De cara lavada, peito aberto e muita coragem! Porém, a vida real funciona sem fórmulas mágicas, sem save automático e sem inúmeros continues. Claro, que você pode (e deve) errar e recomeçar quantas vezes forem necessárias e você conseguir manter o fluxo – de acordo com a sua vontade de continuar.

Todavia, acredito que ninguém gostaria de sair quebrando a cara e gastando dinheiro a esmo, não é mesmo?

Por isso, é com essa mensagem final que me despeço de você hoje e deixo uma última reflexão: talvez, o investimento que você não queira fazer hoje por acreditar ser uma frivolidade, amanhã poderá ser o motivo de sua falência e de ser obrigado a abaixar as portas.

Não estou sendo fatalista e nem negativa, só realista mesmo. E aí, vai arriscar?

Eu, Eliana Santos, posso te auxiliar a automatizar e, terceirizar com muita qualidade e segurança, quaisquer processos administrativos, burocráticos etc. Minha expertise é de mais de 30 anos dentro do mercado de vendas e tenho certeza de que posso lhe ser útil.

Entre em contato comigo via WhatsApp!

Conte com a IAN Vendas Estratégicas – que é a minha empresa – para cuidar do seu time de vendas!

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