Funil de vendas: como usar essa estratégia no seu negócio?

Imagem que mostra um funil de vendas

Se você é vendedor, em algum momento da sua trajetória já se deparou com um funil de vendas. Também chamado de pipeline, trata-se de um modelo estratégico que mapeia a jornada que o cliente faz desde o primeiro contato com a sua empresa até o fechamento de negócio.

As fases de um funil de vendas estão intimamente ligadas com as fases que o seu cliente passa na jornada de compra. Vamos entender continuando o artigo.

Topo do funil de vendas: aprendizado e descoberta

Nessa fase, os potenciais clientes descobrem que têm uma necessidade ou problema que necessita de solução, até então desconhecido. Aqui eles despertam a consciência para aquilo que precisam.

O papel da empresa nessa fase é educar, oferecendo conteúdos ricos em suas redes sociais. Dessa forma, criar landing pages para captar esses públicos, usando apelos fortes de necessidade e disponibilizar materiais como e-books e miniaulas também são boas estratégias.

Meio de funil: reconhecimento do problema/consideração da solução

Aqui estamos lidando oficialmente com os leads. Eles estão em busca de resolver suas necessidades, mesmo que não saibam muito bem como fazer isso. Aqui o vendedor deve amadurecer esse lead, com muita informação sobre a área de atuação, de preferência solucionando “dores” que ele tenha. Deixe-o pronto para descer um pouco mais no funil.

Fundo do funil: decisão de compra

No fundo do funil, os leads tornam-se reais oportunidades de negócios, prontos para serem abordados pelo time de vendas. Mais do que cientes das suas dores, eles precisam de soluções. A relação de confiança está estabelecida entre você e o leads e ele já te vê como uma referência no assunto. Assim, mostre que você é o parceiro perfeito para eles.

Quando a venda é fechada, o funil acaba. Aqui entram as estratégias de retenção, crossell e upsell.

Entendendo a jornada de compra

Fase 1: Aprendizado e descoberta

Aqui o comprador ainda não sabe muito bem que tem um problema. Nessa etapa, o foco é despertar o interesse dele por algum assunto e fazer que perceba que tem esse problema.

Etapa 2: Reconhecer o problema

O comprador se dá conta de que tem um problema e começa a pesquisar mais sobre esse problema e sobre possíveis soluções;

Etapa 3: Consideração da solução

O lead já sabe algumas possíveis soluções para resolver aquele problema e começa a avaliar as alternativas para solucionar. Dessa forma, é legal criar um senso de urgência grande nos leads. Sem a urgência, ele não vai entender que precisa resolver aquilo de forma rápida.

Etapa 4: Decisão de compra

Nesse momento, o lead está comparando as opções disponíveis e qual é melhor para a sua realidade. Assim, é importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das suas soluções.

Conte com a IAN Vendas Estratégicas para te ajudar

Agora que você já compreendeu todas as fases do funil de vendas, tenha uma consultoria especializada e personalizada para te ajudar. Conte com a Ian Vendas Estratégicas, converse diretamente com a profissional, especializada em vendas, Eliana Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?