Inteligência emocional em vendas: conheça os pilares principais

inteligencia emocional em vendas

No mundo corporativo a inteligência emocional em vendas é muito abordada. Isso, pois os profissionais de vendas deforma geral tem enfrentado diversas mudanças em suas atuações profissionais, principalmente por conta das mudanças que a tecnologia tem proporcionado na rotina comercial.

Continue a leitura para entender pontos essenciais sobre a inteligência emocional em vendas, para ajudar você e sua equipe nos negócios.

Níveis de inteligência emocional em vendas

A inteligência emocional, nada mais é do que a capacidade de perceber, interpretar e gerenciar as emoções e relacionamentos. Profissionais com inteligência emocional são observadores, percebem rapidamente questões sutis com seus clientes, são curiosos e estão sempre buscando melhorias em seus métodos e processos.

Pilares da inteligência emocional em vendas

Essa capacidade pode ser aplicada de diversos formas, a depender do contexto e situação: liderança, sala de aula, relacionamentos e, obviamente, vendas.

Empatia

Uma característica essencial da inteligência emocional em vendas. É simplesmente a capacidade de se colocar no lugar do outro, vendo o mundo e as situações sob a ótica delas.

Um bom vendedor aplica essa competência ao compreender todos os envolvidos no processo sob a perspectiva deles, se interessando nos sentimentos deles durante a venda e focando sempre em servi-los em suas necessidades.

Interpretação das situações


Um vendedor de sucesso sabe reconhecer suas dificuldades, forças e fraquezas. Com total entendimento de suas emoções em todos os relacionamentos que envolvem a venda. Algumas técnicas que podem ajudar no aprimoramento da autoconsciência são: avaliações como o método DISC, mentorias com coaches etc.

Autoconfiança


A pressão em vendas é constante. Por isso, um bom vendedor precisa ser autoconfiante e tranquilo. Eles sabem que serão bem-sucedidos nas vendas e perseguem isso com afinco e otimismo.

Autocontrole


Saber controlar as emoções é fator providencial em vendas, apesar de ser um grande desafio para eles. Vendedores que dominam as emoções são habilidosos em controlar a situação, afastando problemas advindos de reações negativas.

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