Intraempreendedorismo a busca por constante inovação

Intraempreendedorismo a busca por constante inovação

A busca por constante inovação!

É normal falar em empreendedorismo. Primeiro de tudo: você já ouviu falar em intraempreendedorismo, a busca por constante inovação?

O nome vêm de “intrapreneur”, e significa empreendedor interno, mais especificamente, empreendedorismo dentro dos limites de uma organização. https://pt.wikipedia.org/wiki/Intraempreendedorismo Ela diz respeito a inovação no meio corporativo, e é cada vez mais cobrada pelas empresas. Elas precisam de colaboradores criativos, que além de pensar, implementam ideias, fato que demonstra engajamento e interesse pela empresa.

Também é preciso que a organização promova ações que motivem seus colaboradores, de tal forma que seja um diferencial competitivo.

O intraempreendedorismo pode influenciar diretamente na performance e resultados dos colaboradores.

Desta forma, é preciso que iniciativas sejam feitas para melhorar a capacidade empreendedora das equipes internas, tais como:

a) reconhecer práticas inovadoras e a sugestão de novas ideias, evitar rotinas repetitivas (quando possível),

b) estabelecer e deixar claro as maneiras possíveis de crescimento dentro da empresa

c) comemorar conquistas individuais.

É essencial ter em mente o que é necessário para ser um colaborador ainda melhor. Estar de acordo com as exigências do mercado de trabalho atual, que está cada vez mais exigente e competitivo. Vejam, é possível seguir algumas dicas:

O perfil de um colaborador intraempreendedor: esses profissionais, geralmente, são apaixonados pelo que fazem. São autoconfiantes, dedicados, proativos. Buscam sempre sugerir soluções inovadoras, seja para problemas que enfrentam em seu dia a dia ou para adversidades que surgem para a empresa no geral. Essas práticas, fazem com que o colaborador esteja alinhado com os objetivos da empresa.

Perfil de um ambiente organizacional: o ambiente das empresas refletem sua cultural organizacional. Desta forma, é recomendável que os diretores e gestores não inibam a exposição de ideias dos colaboradores no geral. Vale ressaltar que elas podem colaborar com o crescimento e a inovação da organização. O ambiente organizacional precisa buscar uma cultura voltada para o intraempreendedorismo, com ajuda de seus colaboradores.

O papel dos líderes na busca do intraempreendedorismo: os líderes podem exercer uma função primordial na busca do empreendedorismo interno. São eles que estabelecem grande parte das mudanças dentro de uma organização. É preciso que sejam implantadas iniciativas para a inovação e empreendedorismo. Também é importante que os colaboradores possam ter o sentimento de pertencimento e também possam ter suas ideias levadas em consideração.

Benefícios do intraempreendedorismo para a empresa

Como pode-se imaginar, o empreendimento interno faz com que a organização mantenha-se em constante evolução e modificação. E o importante, estar com suas partes envolvidas em um objetivo: trazer melhorias e novas ideias para a empresa. Essa prática é considerada interessante para todos os setores da empresa. Como resultado, torná-la ainda mais competitiva e diferenciada no mercado. Com um ambiente agradável e produtivo.

E hoje, já teve sua ideia intraempreendedora? Deixe seus comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?