LGPD: como essa mudança pode afetar as vendas?

Imagem que ilustra a LGPD

A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de dados, pode impactar o seu processo de prospecção de vendas. Ela surgiu como uma maneira de regulamentar a forma como as empresas levantam e utilizam os dados dos clientes que desejam prospectar futuramente.

Essa lei é uma realidade e, se você não se adaptar, poderá ser punido. Então, nesse artigo, explicarei melhor sobre como evitar essas punições. Continue a leitura.

Entendendo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD apareceu como medida para fazer com que as empresas sejam regulamentadas na forma de gerenciar os dados e privacidade de seus clientes e prospects. Para ter acesso completo à lei, clique aqui.

Para te fazer entender isso melhor, vamos pensar no telemarketing. Os usuários, de tanto serem incomodados com o sistema de telemarketing (abordagem direta por telefone para a venda de algo), que as operações passaram a ser legisladas. Assim o cliente pode escolher ou não ser abordado por um profissional desse segmento.

Hoje, se você recebe uma chamada como essa, você pode bloquear aquele número e, a partir de então, você tem o direito de não receber mais tentativas de contato daquela empresa.

Quais são as bases legais da LGPD?

As bases legais da LGPD autorizam o tratamento de dados pessoais. As empresas que usarem esses dados de seus clientes sem base adequada, estarão ilegais e podem ser multados.

Esses dados podem ser concedidos por meio de consentimento, onde o cliente autoriza o uso dos dados no futuro, também por legítimo interesse da pessoa em receber essas informações ou por meio de contrato, onde consta em cláusula que esses dados podem ser utilizados futuramente pela empresa.

Como ficarão as vendas agora?

Todos sabemos que a venda ativa tradicional (também chamada de Outbound), terá de ser mais cautelosa. Por isso, trouxe algumas dicas:

Tenha uma base legal de leads

Hoje você tem autorização para utilizar os dados pessoais dos leads que possui em sua base? Lembre-se de que é responsabilidade de todos dentro da equipe de marketing e vendas, entender as bases legais da LGPD.

Repense a sua estratégia de vendas

Nesse quesito o cenário se torna mais cauteloso. Uma vez que as práticas tradicionais de vendas podem cair em desuso, sendo necessário o trabalho cada vez mais ativo com estratégias de marketing digital. Você precisará ser ainda mais assertivo, focado na necessidade do cliente e afiado no seu argumento de vendas.

Do contrário, vai acabar “queimando” a sua oportunidade de vendas e ainda perdendo o lead, que agora tem 100% de direito de pedir para não receber mais o seu contato, ou questionar de onde você conseguiu os dados.

Compra de leads pode ficar no passado


Os vendedores de leads, também conhecidos como “data brokers”, que vendem dados crus de consumidores e também dados mais profundos, ficarão no passado. Esse modelo de aquisição de listas de leads é incompatível com a LGPD. A prática não obedece ao princípio da finalidade específica do tratamento de dados, nem à necessidade do consentimento livre, informado e específico do titular de dados.

Facilite a saída do lead

Quantas vezes você, como consumidor, já tentou se descadastrar de uma lista de assinaturas ou e-mails e foi difícil? É chato, não é mesmo? Por isso, mostre ao cliente que ele pode ser excluído, do banco de dados da empresa, a qualquer momento. Retirar o consentimento deve ser tão prático quanto concedê-lo.

Indicações de filmes sobre o assunto

Como uma forma leve de entender a LGPD, finalizo o artigo com três dicas de filmes que você pode assistir:

Privacidade Hackeada (Netflix)
A era dos dados (Netflix)
JEXI (Amaxon Prime)

Se, ao finalizar a leitura desse artigo, você precisar de suporte relacionado as vendas e a LGPD, clique aqui e fale com a Ian Vendas Estratégicas, pois a profissional Eliana Santos, está à disposição para ajudá-los neste processo, que impacta diretamente o processo de vendas!

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