Marketing digital para vendas: 3 pilares essenciais para garantir resultados

Como aplicar o marketing digital para vendas? Essa é uma pergunta comum entre empreendedores, profissionais de vendas e gestores. Com o advento das redes sociais, as empresas começaram a ter presença nessas plataformas, mas na maioria das vezes sem uma estratégia assertiva, o que não gera resultados e eles acabam frustrados. 

Para um marketing digital de resultados é preciso um diagnóstico específico, planejamento estratégico e um plano bem elaborado para descobrir e explorar os melhores canais para o seu negócio. 

Pilar 1 do marketing digital para vendas: integração

Um grande erro dos gestores comerciais é acreditar que marketing e vendas fazem trabalhos distintos (um atrai, outro converte). No entanto, esse relacionamento entre os dois departamentos precisa ser harmonioso. As duas equipes precisam ter acesso às metas e resultados uma da outra, senão, como irão descobrir quantos potenciais clientes foram atraídos e convertidos naquele período?

Pilar 2 – entenda como o funil reverso pode te ajudar

A estratégia de funil reverso é uma forma de trabalhar com metas mescladas entre marketing e a equipe de vendas. Ela é 100% alinhada com os números reais da uma empresa, sua realidade e equipe.

O ponto alto desse método é compreender qual é a sua necessidade (em demanda) e qual será o esforço necessário para cada etapa do funil para conquistar a meta de vendas no final do mês.

Para começar, identifique a taxa de conversão de cada etapa do funil. Por exemplo: para a sua empresa atingir o faturamento esperado, precisa fazer 10 vendas em um mês. Com o funil reverso, a conta é feita do final para o início. 

Para 10 vendas, seriam necessárias, por exemplo, 20 reuniões. Para 20 reuniões, são necessárias 50 oportunidades. Para 50 oportunidades, são necessários 100 leads. Nesse processo, identificamos a necessidade de 100 leads para 10 vendas. Com esse número em mãos, é possível pensar nas formas de conquista daquele lead.

Pilar 3 – escolha as mídias certas

Engana-se quem pensa que é preciso estar em todos os cantos da internet para conquistar leads. É preciso ter inteligência estratégica para escolher os melhores canais para a sua empresa estar. É importante buscar entender o comportamento do consumidor (onde ele mais passa seu tempo online), para assim construir uma estratégia dentro dessa rede, seja ela o Instagram, Facebook LinkedIn, Twitter, entre outras. 

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