Metas utópicas: você precisa ter muito cuidado ao planejar suas vendas

imagem que descreve meta

Todos já estamos cansados de saber que negócios envolvendo vendas possuem (ou deveriam possuir) um planejamento de estratégias e juntamente deste, metas reais a serem batidas. Mas o questionamento que quero deixar para você hoje aqui é: sua meta tem sido realmente condizente com o que você e sua equipe fazem no dia a dia? Ou está mais para algo que você sonha em alcançar?

Ainda não entendeu muito bem? Vamos lá, vou te dar algumas dicas e exemplos para que compreenda a importância de ser totalmente analítico em relação ao seu empreendimento.

Número de colaboradores x número de vendas

Sua equipe é grande ou pequena? E os seus números de conversão, como estão? Para uma equipe de vendas trabalhar bem, de forma fluida e conseguir atingir as metas definidas, é necessária uma quantidade proporcional de pessoas na equipe para lidar com a quantidade de leads abordados por dia.

E por que isso? Bom, se seus colaboradores estiverem sobrecarregados, com a carga de trabalho mal dividida entre eles mesmos, a qualidade do serviço cai e além disso, muitos clientes em potencial não serão atendidos com o tempo máximo de tolerância possível.

O que provavelmente fará com que desistam de consumir o seu produto ou serviço, culminando em quedas de resultados.

Metas mirabolantes

Outro detalhe importantíssimo é se você está sabendo avaliar a situação da sua empresa de maneira correta. Por exemplo, estamos vivendo a crise do Coronavírus, certo? Como o seu nicho de mercado está lidando com esta crise atual?

O que você vende está tendo procura, as pessoas estão consumindo normalmente? É item de primeira necessidade ou os seus clientes podem aguardar a situação melhorar, enquanto se planejam para adquiri-los? Não crie expectativas muito altas, sob condições que nem sempre estão tão favoráveis assim.

Una sempre feeling com estratégias de mercado, aí sim costuma dar bastante certo. Não estipule metas quase impossíveis de serem cumpridas no final do mês, isso trará mais frustração do que tudo e no resumo da ópera sempre queremos culpar algo ou alguém, porém nem sempre há culpados externos.


Use e abuse do endomarketing

Você já escutou falar sobre endomarketing? De forma resumida, é a arte de encantar e estimular os colaboradores de uma empresa, independentemente do nível hierárquico, de forma com que eles se sintam confortáveis, felizes e satisfeitos em trabalhar onde estão.

É um marketing interno. Quero dizer: colaboradores infelizes, não produzem bem (ou não produzem nada, muitas vezes). Quando as pessoas se sentem confortáveis e reconhecidas pelo trabalho que desempenham no cotidiano, as metas se transformam em desafios empolgantes e se tornam – quase que magicamente – muito mais fáceis de serem atingidas.

Troque a cobrança em excesso e direcionada de forma equivocada, pelo
acompanhamento (diário, semanal ou quinzenal, de acordo com o que for necessário) com diálogos abertos. Assim, os colaboradores não se sentirão incomodados ou intimidados em te passar tanto o que está dando certo, quanto os gaps que podem estar ocorrendo.

Estas são apenas algumas dicas breves do que pode ser realizado a fim de obter a resolução dos problemas relacionados ao planejamento estratégico de vendas do seu negócio. Conseguiu obter alguns insights ou estas já são algumas ações implementadas hoje por aí?

Conte com a IAN Vendas Estratégicas para ajudar seu time de vendas!

Quer saber mais sobre como fazer planejamentos melhores? Leia também esse artigo aqui. Ou até mesmo como melhorar a conquista de suas metas em um geral? Comente aqui suas dúvidas. Fale diretamente com nossa especialista, Eliana Santos, no WhatsApp.

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