Perfil comportamental: conheça os tipos e saiba como ajudar seus colaboradores

Momento de análise de perfil comportamental

Um dos principais objetivos de qualquer gestor é trabalhar a atração e retenção de uma boa equipe para ter excelentes resultados de vendas e atendimento. No momento do recrutamento, existe um ponto que é muito relevante e acaba sendo esquecido: o perfil comportamental.

Cada profissional possui diferentes competências, experiências e habilidades que são construídas ao longo da sua trajetória. Da mesma forma, a formação contribui para moldar essa pessoa.

Entenda melhor esse conceito.


O que é de fato o perfil comportamental?



O perfil comportamental mostra a forma usada para decodificar as posturas adotadas por uma pessoa diante de estímulos específicos. Ou seja, uma forma de compreender e identificar qual será a reação do profissional diante de uma situação específica.

Por exemplo: existem pessoas que trabalham melhor sob pressão, enquanto outros preferem fazer tudo de forma extremamente antecipada e com calma. Ao mesmo tempo, alguns profissionais reagem mal aos feedbacks enquanto outros possuem maior inteligência emocional para lidar com críticas. Em cada perfil profissional, é essencial saber trabalhar e extrair o potencial máximo do profissional.

A personalidade do profissional interfere diretamente na sua postura. Mas suas experiências profissionais e conhecimento obtido fornecem impacto relevante. Isso faz com que o perfil sofra uma mistura de competências técnicas, também conhecidas como hard skills, com as competências comportamentais, as soft skills.

São esses fatores que fazem um profissional ser completo e adequado para determinado cargo ou função.

Benefícios de analisar o perfil comportamental



Reconhecer os tipos de pessoas que estão na sua equipe é uma forma de compreender seus potenciais para alocá-los em cargos adequados e traçar estratégias que visem o aumento da produtividade, a valorização das habilidades individuais e a satisfação do colaborador.

Dentro desse escopo, há várias vantagens de adotar essa prática na sua empresa:

– Redução do turnover (rotatividade profissional)
– Aumento da produtividade
– Equipes fortalecidas e integradas
– Identificação de áreas em que é preciso fazer capacitações e treinamentos
– Gestão aprimorada dos conflitos internos,
– Motivação dos profissionais


Quais são os 4 principais tipos de perfis comportamentais?


Existem metodologias diferentes para classificar o perfil comportamental. Aqui comentarei o modelo Profiler, normalmente usado em processos de gestão. É uma ferramenta que possibilita visualizar o estilo de liderança do colaborador, suas competências e aptidões, sua influência em relação à produtividade e ambiente.

Nesse contexto, confira quais são os 4 tipos de perfis comportamentais existentes.

Comunicador



Uma pessoa com grande poder de persuasão e carisma. Normalmente fica entusiasmada com novidades e projetos lançados. Também é otimista e positiva em relação aos resultados a serem alcançados.

É um perfil que se dá bem nos relacionamentos e influencia pessoas rapidamente, contagiando-as com seu ponto de vista favorável. Em contrapartida, é um tipo de profissional que possui dificuldades com planejamento e análise, podendo acreditar as vezes em iniciativas pouco viáveis.

A pessoa com esse perfil é bastante aberta e receptiva ao trabalho e tem capacidade de neutralizar conflitos no ambiente de trabalho. São amplamente criativas.

Possuem dificuldades em seguir processos, normas e cronogramas. Apesar disso, times com poucos comunicadores tendem a ter dificuldade com o fluxo de informações em relação aos demais setores.

Executor



É um tipo de profissional que normalmente domina os ambientes, gosta de obstáculos e dificuldades, pois possui senso de competitividade apurado e elevado. Defende sempre seus pontos de vista e é bastante corajoso, ao mesmo tempo que tende a ser mais ditatorial e autoritário.

Realiza o que é preciso a todo custo, contornando os desafios e tornando-os realidade. Demonstra elevada autoconfiança, é objetivo, determinado e focado em resultados.

O lado negativo é a dificuldade de seguir as regras da empresa quando elas se constituem em obstáculos e de trabalhar conjuntamente a outros setores. Assim, é bem comum que a equipe com essa característica atue de forma isolada e dispersa, o que pode causar problemas para o negócio.

Analista

É um profissional detalhista, meticuloso e preocupado. Também é conservador, responsável e organizado. É capaz de organizar rotinas repetitivas e processos executados diariamente. Ele também adora analisar e aperfeiçoar fluxos de trabalho para garantir que tudo seja realizado da melhor maneira possível. Como atenta-se aos detalhes, o analista também é perfeccionista e cumpre os passos indicados com segurança.

É o tipo de colaborador que detesta trabalhar sob pressão e costuma se fechar quando passa por esse tipo de situação. Por outro lado, consegue vários feedbacks positivos no campo dos trabalhos que precisam ser desenvolvidos com precisão.

Os analistas são indicados para projetos relacionados à pesquisa e ao conhecimento, já que, nessas iniciativas, é fundamental criar resultados úteis, precisos e comprováveis.

Planejador

Trata-se de um colaborador de ritmo constante, conservador e estável. É bastante controlado e centrado, pois planeja tudo antecipadamente. Porém, possui dificuldade em lidar com o improviso e criatividade, muitas vezes, limitada.

Gosta de ajudar as outras pessoas e, por isso, tende a trabalhar bem em equipe. É paciente e não apresenta altos e baixos nas suas atividades. É um profissional de  fácil convivência e bastante confiável. Sempre evita conflitos diretos e costuma ter um bom senso de justiça.

Esse perfil possui praticamente todas as qualidades de um líder, mas é pessimista e tem muito receio de que as coisas saiam de seu completo controle e previsão. Normalmente, equipes com bons planejadores, conquistam o que foi determinado, mas nada além disso.

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