Plano de negócios: o incrível manual do bom gestor

Todo empreendedor ou aspirante a empreendedor, já escutou falar sobre o plano de negócios pelo menos alguma vez na vida. Porém, entre tantas e tantas nomenclaturas, geralmente são termos que chegam ao nosso conhecimento e ficam vagando pela nossa mente, sem trazer um significado expressivo junto de si.

Hoje, vamos desmistificar um pouco mais sobre essa parte do mundo dos negócios e descobrir juntos, como criar do zero um plano de negócio robusto, interessante, pertinente e promissor de agregar bastante sucesso à sua carreira. Preparado(a)? Então, prossiga a leitura!

O que é isso, afinal?

Bom, um plano de negócios é basicamente – falando a grosso modo – uma espécie de cartilha da empresa em questão, onde estão dispostas as possíveis situações que podem vir a se tornarem realidade e a partir deste ponto, quais serão então, as principais estratégias para executá-las ou contorná-las (dependendo de seu teor).

Parece bem simples, não é mesmo? Porém, nem tanto. O pulo do gato de qualquer bom empreendedor, é saber prever situações de risco, ameaças e possíveis empecilhos no meio do caminho (o que é algo que já chegamos a comentar neste artigo aqui, inclusive).

Quer um bom exemplo sobre isso? Já parou para reparar em algumas empresas que parecem que SEMPRE possuem uma carta na manga, seja para qual situação for? Pois bem, isso não acontece do nada, não é simplesmente porque há um gênio por detrás da gestão daquela marca.

Quer dizer, pode até haver sim, um grande cérebro no comando de todas as engrenagens ali. Entretanto, sem um projeto bem definido, onde as pautas e sacadas são todas expostas, exploradas, esmiuçadas e manejadas da melhor forma, não há equipe que se vire nos 30s, quando tudo sai errado.

Portanto, podemos concluir que é isso: plano de negócios é o detalhamento de TODO o funcionamento de um empreendimento, sem tirar e nem por. Lembre-se sempre do seu significado e de sua importância – já que muitas pessoas costumam menosprezar os primeiros passos, é sempre bom frisar.

Por onde começar

OK, você já entendeu o significado real do plano de negócios. Agora, a questão toda é saber por onde iniciar e, geralmente é aqui, que o desespero começa a tomar conta – é natural. Mas é como costumo dizer: é degrau por degrau, passo por passo e assim, poderemos construir grandes impérios.

Dito isto, vamos por partes, tudo bem? Vamos lá: o documento precisa ser bem estruturado, limpo, claro e objetivo. Ele servirá de apoio no decorrer do desenvolvimento da marca que está nascendo ali, então é como um grande manual mesmo.

Geralmente, indica-se começar pela proposta de valor. Você (e seu(sua) sócio(a), caso exista) já pensaram no que gostariam de passar, genuinamente, enquanto empresa? Qual é o propósito que te move, o que te fez pensar em trazer ao mundo essa proposta de negócio?

Partindo deste pressuposto, também incluem-se os seguintes pontos:

– o nome da empresa e os princípios básicos, como missão/visão/valores;

– qual o nicho de mercado ao qual atenderá;

– quem são os responsáveis e colaboradores (pelo menos inicialmente);

– qual o produto ou serviço oferecido e além do óbvio, qual será o seu diferencial;

– o perfil desejado da clientela, ou seja, a famosa persona (ou o público alvo, falando de forma mais abrangente);

– além de toda a parte burocrática, como as informações financeiras, de investimento, lucros/vendas, toda a parte jurídica, especificações tributárias etc.

Eu disse que não seria fácil, lembra? Realmente é algo muito minucioso, sendo preciso um conhecimento profundo do que se deseja colocar em prática e já possuir os direcionamentos certos para que as ideias fluam livremente, saindo de dentro da cabeça, para o papel.

E, apesar de todo o trabalho de elencar estes pontos principais logo no começo do plano, é altamente indicado deixar esse sumário pronto somente ao fim de todo o processo. Afinal, é como na produção de um livro, só depois é que virão os capítulos e resumos de todo o conteúdo.

O que diferencia uma empresa com plano de negócios e outra sem

O plano de negócios pode te colocar anos luz à frente do seu concorrente. Sabe por quê? Simplesmente porque você obteve uma visão de nível 360º não só sobre o seu negócio em si, mas sim sobre TODO o mercado. Consegue captar a essência?

É o problema de várias e várias empresas que dão o start em sua existência e que em pouquíssimo tempo depois, acabam fechando as portas. Não existe negócio bem sucedido sem planejamento, estratégia e experimentação direcionada. Abrir um CNPJ só por abrir, no impulso, é a mesma coisa que dar um tiro no próprio pé.

Você acaba despendendo tempo, dinheiro, networking mal feito e a troco de quê? De passar longos períodos da vida depois, amargurando o tal investimento que não deu certo, jogando a culpa – muitas das vezes – na economia, no(s) sócio(s), na família que talvez não tenha dado o apoio que gostaria, resumindo: em “N” situações que possam ter contribuído no fracasso da empresa, mas que não são os principais fatores.

Basta analisar com calma: mas e o seu plano de negócios, foi feito? Desde o início foram avaliadas as circunstâncias ideais, os riscos e os concorrentes mais fortes da região? O foco foi dado em algo ou simplesmente quiseram abraçar todo tipo de produto ou serviço? Ou pior ainda: vocês saberiam responder quais eram os seus clientes ideais?

Sem nenhuma destas informações, não há empresa que sobreviva. Por isso, é necessário pautar pacientemente desde o nome, até o planejamento operacional, o de marketing, entre outros detalhes.

Concluindo…

Por mais trabalhoso e cansativo que possa parecer, um plano de negócios serve para dar uma base firme, sólida e com bastante sustentação, para que as ideias possam florescer e se desenvolver livremente. São estratégias que trazem segurança e oportunidade de prevenção contra possíveis intempéries no meio do percurso, porque acredite, elas vão aparecer – sem pena e nem dó. Falo isso tranquilamente.

Você já viu uma casa sem uma boa fundação ficar de pé? Acredito que não. Pois bem, como disse no início do texto, grandes impérios – castelos ou mansões (como queira chamar haha) -, não ficam prontos da noite para o dia. Com o seu empreendimento é a mesmíssima coisa.

O caminho vai ser árduo, complexo e na maior parte do tempo, a evolução será lenta. Só que nem por isso, quer dizer que as coisas não estão acontecendo, lembre-se: devagar se vai a longe! E, como já estamos citando ditados, fica aqui mais um: quem tem boca, vai à Roma.

O que quero dizer com isso? Não sabe? Pergunte! Procure alguém mais experiente, que possa te passar alguns hacks, te fornecer algum tipo de mapa da mina. Estude cases de sucesso, faça cursos rápidos, resumindo… busque conhecimento!

Faça tudo o que estiver ao seu alcance, mas POR FAVOR, não meta os pés pelas mãos! Leve o crescimento do seu negócio com sabedoria, humildade e MUITO pensamento fora da caixa – porém, lembre-se SEMPRE de manter o pé firme no chão, para tudo aquilo que demande extrema importância.

E já sabe, não é? Precisando, conte sempre comigo! Meu nome é Eliana Santos. Sou especialista na área comercial, com uma bagagem que já passa dos 32 anos de mercado. Caso queira saber mais sobre como posso te auxiliar a crescer ainda mais o seu negócio – com esta e outras estratégias de vendas, entre em contato comigo através do WhatsApp.

Conte com a IAN Vendas Estratégicas – que é a minha empresa – para cuidar do seu time de vendas!

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