Procrastinação: como não deixá-la afetar a sua produtividade

imagem que descreve a procrastinação

A procrastinação é um termo cada vez mais popularizado para uma atitude que existe desde que o mundo é mundo: deixar para depois coisas importantes. Muitas vezes ocorre de forma natural, quando você se desconcentra de sua tarefa e acaba focando em outra coisa. Mas também é comum alguns profissionais optarem por abdicar de coisas para fazê-las depois, principalmente quando se trata de atividades de grande complexidade.

Um dos problemas enfrentados por quem procrastina demais é em relação ao trabalho. Pois, acaba ficando complicado manter uma boa qualidade, produção, atendimento e controle dos processos.

Aí, quando o profissional está no limite do prazo, inicia as atividades e aquilo que poderia ter 100% de dedicação e alto nível de qualidade, acaba não tendo. No meio profissional, um procrastinador não é visto com bons olhos. Já que sua imagem pode ser muito associada a falta de responsabilidade.

Por que temos esse hábito?

É importante lembrarmos que a procrastinação, em alguns casos, está ligada diretamente a questões como saúde, estresse, ansiedade e falta de foco. Também pode estar relacionada a desmotivação.

Em alguns casos, criamos automaticamente uma tendência de sermos procrastinadores. Um bom exemplo é quando recebemos uma tarefa com data de entrega distante. O primeiro pensamento é que temos muito tempo até lá. Assim, vamos empurrando. Somado a isso, mais tarefas que vamos adiando. Até que chega um dia em que ficamos por longas jornadas em frente ao computador ou no telefone, tentando entregar correndo aquilo que, antes tinha um prazo de entrega suficiente.

Como afastar o hábito da procrastinação?

Não é fácil abandonar esse hábito, mas também não é impossível. A questão é focar em suas necessidades, otimizar seu tempo, assim mantendo a procrastinação longe. Confira alguns tópicos que separei para te ajudar:

Analise o que lhe faz procrastinar

Faça uma lista breve de tudo aquilo que te faz ficar longe das suas atividades essenciais. Anote tudo no caderno e crie pequenas estratégias para não cair em procrastinação. Se o celular e as redes sociais forem um gatilho para procrastinar, reduza o uso para apenas o tempo necessário para o trabalho.

Anote suas tarefas e estipule horários

Algo que auxilia na otimização do tempo é ter controle de tudo que precisa ser feito. Faça um quadro com as tarefas necessárias. Coloque metas para conclusão das obrigações, como forma de motivação.

Se necessário coloque também recompensas. Por exemplo, se você quer tomar um café ou comer um pedaço de chocolate, estipule um horário para conclusão do trabalho e se permita tomar um café apenas se cumpri-lo. 

Tenha consciência dos imprevistos

Principalmente nos primeiros dias em que estamos tentando evitar a procrastinação, lidar com os imprevistos precisa ser algo de ordem para o profissional. Em alguns momentos as coisas saem do controle e deixamos tudo de lado. Saiba que emergências acontecem e, se ocorrerem, siga o curso dos negócios.

Mantenha sua equipe engajada com ajuda da IAN Vendas Estratégicas

Gostou desse assunto e gostaria de saber mais sobre táticas para manter sua equipe engajada e longe da procrastinação? Clique aqui e fale com a nossa especialista, Eliana Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?