Régua de Relacionamento: medir para comunicar

Imagem que descreve a régua de relacionamento

Não é novidade para ninguém que lidar com o consumidor de forma mais próxima, tem se tornado cada vez mais importante. Por isso, criar uma espécie de régua de relacionamento é extremamente necessário. Você sabe o que quer dizer esse termo? Não? Então fique até o final deste artigo, hoje vou explicar um pouco sobre como funciona esta estratégia.

Para uma boa régua de relacionamento: comunicar-se bem é primordial

Será que alguém duvida ainda, hoje em dia, que a comunicação possui um significado muito grande em nossas vidas? Não falo só da Comunicação que é estudada dentro das grades curriculares dos cursos acadêmicos, estou trazendo uma reflexão do panorama todo, em um geral mesmo.

Basta percebermos como estão se desenrolando as relações pessoais e interpessoais no cotidiano: com o advento da tecnologia e de uma agilidade cada vez maior em nossa sociedade, o que não é bem explicado, acaba muitas vezes virando – até mesmo – motivo de discussões acaloradas e farpas trocadas.

Tudo isso, se deve ao fato de que estamos nos comunicando bem mais através de plataformas e aplicativos online, como WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook etc. E a pandemia ajudou a perpetuar essa situação, com toda a certeza.

As dificuldades vão se tornando cada vez mais latentes, já que hoje nós nos olhamos com muito menos frequência nos olhos e pouco estamos nos escutando (isso incluindo, como exemplo, as novas atualizações de aceleramento de mensagens de áudio).

Ou seja, qualquer ruído de comunicação – seja por uma mensagem mal escrita ou um áudio mal escutado -, já se torna um grande problema. E, o curioso é que acaba ocorrendo um paradoxo meio complexo por aqui: ao mesmo tempo em que as pessoas estão pouco conectadas – genuinamente – umas às outras, a busca pela satisfação através de um relacionamento digital mais próximo, é cada vez mais constante.

É aí, que as empresas entram: é a oportunidade perfeita para ir em busca de suprir altas demandas de conteúdo e assim, ‘curar as dores’ dos internautas aflitos, todos os dias.

O que é a Régua de Relacionamento e sua funcionalidade

Você já sabe que para vender um produto ou serviço, não se pode simplesmente oferecer ao cliente e esperar que uma mágica aconteça. É preciso criar um vínculo com as pessoas, mostra-las o mapa da mina e ir guiando-as até que cheguem ao ‘pote de ouro’ – digamos.

E, além de ferramentas como o Funil de Vendas e a Jornada do Consumidor, temos várias outras – a Régua de Relacionamento é uma delas. É basicamente como se medíssemos as reações dos possíveis consumidores e fôssemos aumentando a medida dos passos, conforme vão evoluindo em nossa métrica.

Um exemplo: uma pessoa já foi apresentada à sua marca, ao produto que você vende e está ali, disposta a entender um pouco mais de tudo. É sua responsabilidade ir inserindo-a dentro de seu universo e isso pode ser feito através de conteúdos relevantes no feed do Instagram, por exemplo. Ir ambientando a pessoa ao que ela pode vir a experimentar, sabe como é?

Se for o perfil dela e você conseguir capturar sua atenção/admiração, é praticamente certo de que em algum momento, ela irá entrar em contato e realizar alguma compra. A partir daí, é apenas questão de manejar corretamente a fidelidade dessa pessoa e, ir atrás de continuar encantando e sempre surpreendendo de forma positiva.

É, realmente, quase como um relacionamento. Consegue entender a correlação? Pois bem, agora vou esmiuçar um pouco mais ainda o assunto, para que entenda perfeitamente quais os primeiros – e os persistentes – passos para se alcançar este patamar tão desejado.

Colocando em prática

Bom, podemos entender então, que a Régua de Relacionamento é pautada em conjuntos bem estruturados e padronizados de ações, com o discurso totalmente voltado aos consumidores de determinada marca.

Existem alguns passos muito importantes e que servem totalmente como guia, na hora de usar essa régua para medir/calcular os riscos e oportunidades disponíveis. São eles:

Conhecer a sua persona/cliente ideal

É chato, detalhista, demanda tempo? Pode até ser, mas acredite: é a forma mais rápida e mais eficaz de realmente atingir as pessoas que você almeja. Não basta possuir um público alvo: essa é uma estratégia bem generalista, apesar de também ser algo importante a ser definido.

Afinal, quando você se relaciona – integralmente – é com uma pessoa só ou com várias ao mesmo tempo? Busque direcionar o seu discurso para ‘uma’ pessoa só, use inclusive, o pronome de tratamento ‘você’ e não ‘vocês’. Experimente e vá observando aos poucos, qual a receptividade e o retorno que receberá.

Acompanhe a jornada de perto

Escolha aplicar um Funil de Vendas, mas aplique DE VERDADE. Estude, observe cada etapa, vá experimentando algumas ações e estratégias. Não fique só no gogó. Planejamento sem prática, é a mesma coisa que sonhar e não viver.

Ou seja: o desejo é grande, mas nunca acontece nada. Para que grandes coisas aconteçam, também são necessários os pequenos movimentos. Lembre-se disso. Portanto, acompanhe as métricas e veja o que continua, o que pode parar de ser feito e o que deveria ser adicionado ao flow de ações.

Crie conteúdos pertinentes

Não, só falar da sua vida pessoal, não vai funcionar. É para humanizar a marca, não virar o seu diário. Não, seu produto ou serviço não irá se vender sozinho – por melhor que ele seja. É preciso que você crie conexão com as pessoas, dê a elas o que procuram dentro de uma rede social.

Hoje em dia, nós nos informamos, nos divertimos, estudamos e nos relacionamos com outras pessoas em nossas plataformas preferidas. Geralmente, temos uma só como favorita de todas (para fechar ainda mais o cerco)!

A vida real ainda acontece lá fora, mas mais do que nunca as ações das empresas estão sendo observadas e TUDO o que é feito/divulgado, é levado em conta. Use isto ao seu favor, estude o que sua persona deseja e coloque em prática. O que nos leva ao último tópico, mas não menos importante…

Escolha seu meio de comunicação e torne-os seus aliados

Por onde sua persona acompanharia você? Será que através de postagens no Instagram? Ou ela gostaria de ler (como você está fazendo agora) um blog ou acompanhar a marca por um site? O Twitter, em seus 280 caracteres, passaria de forma tranquila – e objetiva – a sua mensagem?

Um podcast daria conta do recado? Podem ser todas essas, algumas delas, bem mais do que isso ou nenhuma: quem vai saber dizer é você e sua equipe de Marketing/Comunicação/Assessoria, ao avaliar as possibilidades. Dizem que o ideal é se fazer presente no máximo de canais que puder, entretanto, sabemos que nem sempre isso é pertinente ou possível.

Portanto, cuide com calma desses processos, eles são imprescindíveis para que sua marca se faça 100% entendível. Atualmente, muitas plataformas permitem que os conteúdos entrem no ar, sem que precisem – exclusivamente – da presença de um humano 24/7, por exemplo. Então, outro benefício da Régua, pode ser medido pela otimização do seu próprio tempo.

Sendo assim…

Podemos concluir que não é tão impossível, como muitos pensam, medir a satisfação e a fidelidade de seus consumidores. Como já citei, demanda tempo e o imprescindível: força de vontade e esforço!

Construir uma identidade sólida e uma carteira de clientes fiéis não é fácil, mas pense em toda a sua jornada como empreendedor(a) e responda: foi simples? Acredito que não, então pode ser que, o que tire um pouco do seu sono hoje, amanhã te permita descansar sem tantas preocupações.

Até porque, quando se está mais próximo do seu consumidor e de todo o caminho que ele percorre comprando da sua marca – até mesmo no pós-venda -, te garante uma capacidade de controle bem maior em pontos específicos, como recebimento de pagamentos, perante aos procedimentos executados pelos seus colaboradores etc.

Na era da comunicação rápida e do relacionamento interweb, tudo o que demora demais – nem que seja um milésimo de segundo para acontecer – já virou obsoleto. “O futuro é o presente e o presente, já passou”.

E então, reflita: de que lado você gostaria de estar hoje? E daqui há 10 anos?

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Meu nome é Eliana Santos. Sou especialista na área comercial, com uma bagagem que já passa dos 32 anos de mercado. Caso queira saber mais sobre como posso te auxiliar a crescer ainda mais o seu negócio – com esta e outras estratégias de vendas, entre em contato comigo através do WhatsApp.

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