Representação home office: como vender estando em casa?

imagem que descreve o home office

A situação de isolamento social nos obrigou a adaptar as nossas rotinas repentinamente, desde o ano passado. Assim seguimos e, muitos profissionais precisaram se readaptar, incluindo os representantes comerciais, que transformaram sua rotina trabalho em uma representação home office

Porém, a venda no sistema home office é uma tendência crescente, por isso é essencial que o representante entenda como realizar esse processo direto de sua casa, ou escritório excluindo as visitas presenciais, pelo menos por um tempo.

Representação home office significa aumento de produtividade 

Quando o representante comercial faz uma visita, além do tempo que usa durante a conversa com o cliente, deve considerar o tempo de deslocamento e retorno. Isso sem contar o tempo de espera para o atendimento, que é extremamente normal.

Se trouxermos essa realidade para o home office, esse desperdício de tempo some, dando lugar para outras atividades, incluindo atender um número maior de clientes. Para isso, é necessário estipular as melhores formas de comunicação e abordagem conforme as características dos compradores. 

Realizando vendas home office 

O representante comercial pode usar vários meios e canais. Quanto mais espaço o representante tiver para atendimento dos clientes, maiores serão suas oportunidades de contato. O “pulo do gato” está em combater a impessoalidade desses meios, sempre personalizando a comunicação. 

E-mail 

Já usado em épocas de visitas presenciais, o e-mail segue sendo uma forma prática e formal de atendimento. Provavelmente você já conhece seu comprador e a melhor abordagem. Então crie um e-mail específico para essa pessoa. 

Assim, quando ele ler, perceberá que é uma mensagem pessoal e individualizada e o processo será mais espontâneo.

Abuse das videoconferências

No lugar das visitas presenciais, uma boa plataforma de videoconferência pode ajudar no processo. Por meio destas plataformas você consegue ter uma conversa basicamente igual a uma conversa presencial. E ainda com um diferencial: recursos para mostrar suas apresentações ou um catálogo digital, por exemplo.

Entre as principais estão o Zoom, Google Meet e Whereby.

Use as redes sociais ao seu favor

As redes sociais são um canal de comunicação importante, onde o seu negócio precisa estar. Então, mantenha um perfil ativo nas principais plataformas (Instagram/Facebook), produza conteúdo constante que ajude seus clientes a resolver problemas simples do cotidiano (apresentações de produtos, por meio de vídeos rápidos, dicas para os balconistas para viabilizar a comercialização de seus produtos, repost das indústrias que representa) e faça ofertas regularmente. 

WhatsApp

Hoje a comunicação oficial do brasileiro se dá pelo WhatsApp. Então, aproveite a ferramenta para os atendimentos. Envie uma mensagem simples e direta, perguntando como ele está, pronto para saber o momento mais indicado para falar com ele por telefone ou videoconferência. 

Se o seu cliente preferir, o WhatsApp pode substituir facilmente as ligações e vídeos.

Telefone

O telefone ainda é um excelente canal para fazer vendas, pois ainda existem clientes relutantes em usar ferramentas de videoconferência. Porém, aqui vale uma recomendação: sempre formalize o papo via e-mail ou WhatsApp. Isso evita mal-entendidos.

Conclusão

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