Representante comercial: o novo papel desse profissional em meio à crise

Imagem que descreve o representante comercial

A crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus exigiu algumas mudanças por parte de empresários e, como não poderia deixar de ser, atingiu também uma categoria que é de extrema importância para grandes empresas: o representante comercial.

A redução do contato físico para a apresentação de portfólio de produtos, além de negociações e divulgação das marcas concentradas no universo online nos mostram que existem novos desafios dentro desse modelo de trabalho.

O papel do representante comercial

O representante continua sendo uma figura extremamente determinante no que diz respeito ao ajuste de estratégias comerciais, mas precisa observar novos parâmetros de atuação.

Antes da pandemia era comum que empresas se deparassem com alguns profissionais em um certo nível de “tranquilidade” e “acomodação”, por vários motivos, entre eles a “carteira garantida” de clientes atendidos.

Agora, com o mercado se reajustando e a economia ainda em crise, o representante comercial precisa ir além do trivial e as empresas podem aproveitar melhor esse profissional dentro do seu negócio.

Ele deixou de ser apenas um elo entre empresa e cliente e passou a ser fator determinante para a abertura de novos negócios, bem como na retenção de clientes.

O momento é de se reinventar

Um bom representante comercial precisa se atentar com as questões de atualização, tais como:

– Novas tecnologias para atendimento;
– Uso de redes sociais para divulgação do trabalho;
– Novos aspectos na jornada do cliente (experiência ao invés de produto);

Não é apenas ligar, e pronto! É imprescindível estar 100% atualizado sobre seu produto de trabalho, levando conteúdo claro e seguro aos clientes, estabelecendo laços fortes de relacionamento com o mercado.

É preciso aceitar as mudanças

Um representante comercial com flexibilidade e predisposição a mudanças tem mais chances de sair na frente e conquistar resultados, mesmo com a economia ainda em dificuldade

Hoje, os representantes são desafiados a ocupar um novo lugar nas empresas e, contar com esses profissionais sempre foi e continuará sendo uma ótima oportunidade para consolidar uma base de mercado.

Conexão pessoal faz do representante mais do que relevante nas empresas

Um dos pontos importantes de qualquer processo de vendas é: pessoas se conectam com pessoas. Por esse motivo a figura do representa comercial precisa manter-se presente nas negociações de vendas.

Ter o atendimento personalizado e focado em soluções feito por um representante, que o cliente conhece e confia, pode trazer resultados mais eficientes do que uma venda mediada por um sistema/software, sem nenhum tipo de sentimento e/ou relacionamento.


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