Retenção de clientes: como fidelizar a sua carteira de contatos?

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Se você trabalha com vendas, deve saber que manter um cliente custa muito menos do que conquistar um novo. Por isso, o processo de retenção de clientes é muito importante e precisa ser cultivado em seu negócio. No artigo de hoje, vamos entender as vantagens de se reter clientes e estratégias para se conquistar essa marca.

O que de fato é a retenção de clientes?


Trata-se do processo que envolve um conjunto de ações para manter o seu cliente consumindo seu produto ou serviço pelo maior tempo possível. É importante estabelecer um relacionamento com o cliente, garantindo que ele esteja sempre satisfeito e valorizado.

Ao reter clientes, incentivamos a fidelização deles em relação a sua marca. Isso envolve muito mais do que o processo de vendas, mas sim pensar com foco no cliente. Por exemplo, quando o foco é reter o cliente, pensamos em soluções, novos produtos, funcionalidades, que ofereçam o melhor para ele.

Benefícios de se ter uma estratégia de retenção de clientes?

Aumento da eficiência da equipe de vendas

Os clientes que já conhecem seu negócio, tendem a comprar mais facilmente de sua empresa. Isso significa que no processo de recompra, a jornada do cliente é mais curta. Isso faz com que os vendedores dispensem menos tempo e argumentos de venda. Isso torna o trabalho da equipe de vendas mais produtivo e eficiente.

O cliente contribui para a melhoria da empresa


Clientes fidelizados tem maior participação nos processos da empresa, com feedbacks verdadeiros. Essas contribuições poderão se tornar ações favoráveis ao seu negócio, tornando a empresa mais atrativa para os clientes fidelizados e para os novos que virão.

Melhora nas possibilidades de venda


Tendo ao seu lado um consumidor fidelizado, é possível ter sucesso vendendo combinações de produtos (cross sell), upgrade nas vendas (upsell) além de oportunidades de oferecer novidades no mix de produtos e serviços mais facilmente, afinal de contas o cliente já te conhece.

Como melhorar a retenção de clientes em minha empresa?

  1. Conheça bem o cliente
  2. Foco em atendimento de altíssimo nível
  3. Ofereça programas de fidelidade
  4. Tenha uma equipe focada na experiência do cliente (isso garante a retenção)
  5. Valorize os clientes antigos

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