Storytelling: como vender por meio de boas histórias

imagem que demonstra a estratégia de storytelling

Contar boas histórias já faz parte da rotina de quase qualquer profissional da área de vendas. O storytelling já é natural ao descrever casos de sucesso de clientes, apresentar a nossa trajetória nas vendas ou narrar a história da solução que oferecemos aos clientes.

Mesmo não sendo novidade nenhuma no segmento, ainda é possível usar o storytelling como ferramenta poderosa para ações mais assertivas dentro do departamento comercial.

Continue a leitura desse artigo para entender melhor sobre essa técnica.

O que é storytelling?

Trata-se de um recurso muito usado nas áreas de marketing e comunicação e é entendido como o “processo de contar histórias” para engajar o público em torno de um objetivo (normalmente de vendas ou marketing mesmo).

Dessa forma, a história pode ser apresentada em diversos formatos: textos, conversas, apresentações, vídeos etc. O que importa é que chegue ao público e cumpra seu papel.

Quando falamos em storytelling em vendas, portanto, falamos sobre a aplicação dessa técnica com o objetivo de levar ao fechamento do negócio por meio de conexões e representações que ajudem o potencial cliente a entender seus desafios e como os benefícios de um produto ou serviço podem ajudar a superá-los. 

Vantagens de apostar no storytelling para fechar negócios



1- Existem dois fatores essenciais para que essa estratégia seja tão importante dentro do marketing e das vendas.O storytelling mexe com a lembrança das pessoas. Segundo o autor Jerome Bruner (professor de Harvard e Oxford) uma história é 22 vezes mais facilmente lembrada do que uma apresentação comum de dados.

2- Essa técnica promove a conexão entre o lado emocional e racional do potencial cliente. Dessa forma, ao ouvir uma história, o consumidor é mais facilmente tocado emocionalmente por elementos que irão pesar na hora de uma decisão racional.

Onde e como usar essa técnica?

O storytelling pode ser aplicado de diversas formas dentro da atividade comercial, e não apenas com o profissional de vendas fazendo uma longa narrativa para seus clientes. Veja alguns exemplos abaixo:

Produção e conteúdo


Aproveite essa estratégia em artigos para blog, materiais institucionais, postagens para redes sociais e vídeos publicitários.


É essencial lançar mão de recursos narrativos tanto para ilustrar o sucesso que pode ser alcançado com um produto ou serviço, quanto para mostrar o caminho que a sua empresa trilhou para chegar em sua missão ou em seu foco de atuação.

Nutrição de leads

Durante a jornada de compra do seu potencial cliente, o storytelling também ajuda. Ele pode ser usado desde newsletters até mensagens no WhatsApp. Aqui se encaixam muito bem os casos de sucesso, que podem ser apresentados também em diferentes formatos. 

Apresentações comerciais

Que tal deixar o tradicional de lado e inovar na apresentação comercial? Use o storytelling para isso.  Dessa forma, algo que funciona muito bem é utilizar desafios comuns para aquele perfil de cliente, puxados por uma chamada à visualização. Costuma funcionar muito bem para prender a atenção dos espectadores.

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