Tenha um pouco de “Einsten”​ em você

Tenha um pouco de Einsten em você

e alavanque suas vendas!

Albert Einstein, nasceu na Alemanha no dia 14 de março de 1879 tendo sua origem judia. Aos dez anos, ingressou na vida escolar, dando início a sua preparação para entrar na universidade. Aos 21 anos, em 1900, concluiu sua graduação em Física na Escola Politécnica Federal da Suíça e um ano depois, aos 22, escreveu seu primeiro artigo científico chamado “A investigação do estado do éter em campo magnético”.  o já então físico, se destacava pela sua inteligência. Como resultado, você verá como existe um pouco de “Einsten” em você e , assim, como poderá alavancar suas vendas!

Ficou famoso ao criar no ano de 1905 a “Teoria da Relatividade”. Foi considerada por muitos, como um divisor de águas entre a física clássica e a moderna. Em seguida, desenvolveu uma das mais famosas fórmulas do mundo, a E = mc². Por meio de seus estudos e questionamentos, recebeu o prêmio Nobel em 1921, ao descobrir a lei do efeito fotoelétrico, um dos fatores fundamentais que o ajudaram a desenvolver a Teoria Quântica. Além de claro, publicar mais de 300 trabalhos acadêmicos e científicos, tendo sido professor por longos anos em Princeton University, até sua morte em abril de 1955, aos 76 anos. Mas ele não era só inteligente com a matemática, também gostava de música, era filósofo e um grande pensador.

Tudo bem, mas o que ele tem a ver com as vendas? A resposta é: Tudo! Recentemente, estava pesquisando sobre vendas e me deparei com um artigo falando de Einstein. Passei um bom tempo lendo e me encantando por sua história, e principalmente analisando algumas das suas frases pronunciadas durante à vida, tentando analisar de maneira que nos desse um olhar diferente para alavancar nossas vendas.

Eis que cinco de suas frases brilharam pela tela do computador, e eu pude encaixar perfeitamente com a nossa rotina:

1. ‘’ Fazer despertar a alegria na expressão criativa e na busca do conhecimento dos seus alunos é a arte suprema do professor.”

Nesta, podemos trocar a palavra professor por vendedor, e alunos por clientes. Desta forma, você tem uma das mais belas definições da arte de vendas, principalmente quando é uma venda desafiadora.

“Fazer despertar a alegria na expressão criativa e na busca do conhecimento de seus clientes é a arte suprema do vendedor.”

Mas não são todos os vendedores que vão entender isso, principalmente os que estão focados em fazer vendas transacionais, de curto prazo, que estão preocupados com a comissão e o quanto ganham ao invés de ajudar de verdade e entender a necessidade de seus clientes, tendo melhores resultados. Então desperte a alegria e vá em busca do novo, para alavancar suas vendas!

2. “Educação é o que fica depois que você se esquece do que aprendeu na escola.”

Para esclarecer, a educação à qual Einstein se refere aqui, está relacionada ao processo de aprendizagem e não aos bons modos.

Seguindo essa linha de raciocínio, chegamos a dois paralelos para analisarmos:

  • Aplicando ao treinamento de vendas: “Educação (a aprendizagem), é o que fica depois que você se esquece do que viu num curso ou treinamento.”
  • Aplicando ao cliente: “Educação (a aprendizagem), é tudo que o cliente lembra depois que você vai embora.”

3. “Se você não consegue explicar algo de forma simples, não entende de verdade o que está falando.”

Essa é uma ótima dica! Existem dois tipos de vendedores, os que falam para impressionar e os que falam para convencer. Sendo a primeira, focada no vendedor que precisa falar bonito para impressionar. E o segundo, focando no vendedor que tem convicção do que diz, fazendo com que o cliente realmente queira algo, em benefício próprio. O conceito de convencimento está na maneira de transmitir conceitos complexos e complicados, de fácil entendimento.

4. “Imaginação é mais importante do que conhecimento.”

Primeiramente, esta frase se torna ainda mais impactante, quando lembramos que Einstein matava aula para ir ao laboratório e à biblioteca para estudar sozinho. Nela, ele faz referência à criação de novas possibilidades, de abrir o pensamento para coisas novas, ao invés de seguir uma fórmula. Em contraste, a Teoria da Relatividade por exemplo, surgiu de um incômodo que Einstein tinha em relação as leis de Newton, de fatores que não eram explicados completamente, ou seja, ele precisou abrir os olhos para outra realidade, imaginando uma nova situação.

Portanto, a partir de hoje, quando você encontrar alguma dificuldade em suas vendas, pense em alternativas que gerem novas soluções.

a) Como devo fazer para que os clientes comprem com mais frequência?

b) Diminuir a taxa média de desconto, como é possível?

c) Como posso fazer com que ticket ou valor médio de pedido aumente?

d) Nossos diferenciais em relação à concorrência, como posso deixar mais claro?

  1. 5. “Não tenho nenhuma habilidade especial. Sou apenas apaixonadamente curioso.”

A missão do Einstein era de explicar o Universo e para isso ele criou a fórmula perfeita: E=mc². A nossa equação, felizmente, é bem mais simples de se fazer, mas não menos honrada. Apenas queremos resolver as necessidades dos clientes, e consequentemente alavancando nossas vendas, por isso, afiramos: “Tenha um pouco de Einsten em você”!

Desta forma, seja apaixonadamente curioso em suas vendas, em seus atendimentos. Ajude seu cliente e tenha certeza você obterá resultados muito melhores e uma vida mais interessante e motivada.

Boa Vendas e Sucesso!

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