Venda de serviços: como conquistar os melhores resultados

Venda de serviços

O processo de venda de serviços é um desafio para alguns vendedores. Como trata-se de vender algo que não seja tangível, é preciso fazer com que o cliente se encante por uma ideia, mas não nada palpável.

Mesmo sendo algo complexo, não é impossível vender serviços. Com técnica e conhecimento é possível ter excelentes resultados. 

A diferença entre vender serviços e produtos 

A principal diferença na venda de produtos e serviços é que a venda de serviços possui um foco em algo mais abstrato e intangível do que a venda de produtos. Apesar de ambos oferecerem o mesmo: solução para um problema do cliente. 

Principais desafios na venda de serviços 

Separei uma lista breve com os principais desafios enfrentados por quem vende serviços aos seus clientes. Continue a leitura para conferir. 

  • Encontrar o cliente ideal 

O cliente ideal descreve o perfil de cliente que mais se beneficiaria ao adquirir seu serviço. Ao conhecer esse cliente, é possível trabalhar o marketing e as vendas de forma alinhada, dando à equipe de vendas os melhores leads de acordo com o perfil do cliente. Assim, fica mais fácil captar essas oportunidades. 

  • Falta de conhecimento dos serviços 

Além de dominar as vendas, os profissionais precisam saber muito bem todos os mínimos detalhes do que está sendo oferecido como solução. Apenas dessa forma o cliente vai conseguir visualizar os benefícios da contratação. 

  • Falta de domínio do mercado 

O bom vendedor é aquele que domina o mercado, conhecendo seus concorrentes, média de valores cobrados e as principais soluções oferecidas pelos concorrentes. Assim, consegue destacar com maestria as vantagens da sua solução e se preparar para enfrentar a concorrência.

Bora para a prática: como vender o serviço com mais eficácia?

Após diagnosticar a situação da empresa, elencar objetivos e ter um plano de ação, vamos para a prática. Continue a leitura para conferir mais algumas dicas que preparamos. 

Encante seu cliente
Busque identificação com a dor desse cliente e mostre como você pode ajudá-lo a sanar essa demanda. Por conta do serviço ser algo mais genérico, construa mentalmente a solução para o seu cliente, fale de casos de sucesso e resultados da sua empresa com pessoas semelhantes a ele. 

Pesquise antes de abordar um cliente
Antes de iniciar o contato com o cliente, faça uma pesquisa sobre ele. Essa dica é muito útil para clientes B2B (bussiness to business). Ao entender o que seu cliente faz, as suas necessidades são mais claras e, em um possível contato, você sai na frente mostrando que entendeu a necessidade do seu cliente. 

Foque em uma venda consultiva
O primeiro passo para uma venda consultiva é conquistar a confiança e identificação com o cliente. Com isso, você proporciona confiança ao cliente, que fica confortável para fechar negócio. 

Entenda a dor do cliente Na venda consultiva, o profissional não apenas vende, mas atua como consultor do cliente. Esse processo envolve perguntas, dicas e escuta ativa. Apenas assim é possível entender qual é exatamente a sua dor. 

Domine completamente o serviço 

Após entender a dor do cliente precisamos entender como saná-la. Por isso, estude todos os detalhes e aspectos do serviço que oferece e como pode ajudar o cliente com seu problema. E lembre-se de ser realista: venda apenas o que você pode oferecer. 

Melhore suas vendas com a ajuda da IAN 

Se você deseja aumentar os resultados da sua venda de serviços, conte com a IAN Vendas Estratégicas. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar, por meio da experiência de nossa especialista, Eliana Santos.

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