Venda de serviços: como vender algo que não é palpável

imagem que descreve a venda de serviço

A venda de serviços é um grande desafio para os profissionais da área. Por trabalhar com algo não tangível, é preciso fazer um esforço extra para que o cliente se encante por uma ideia. Mas apesar de complexo, esse processo não é impossível. Com boas técnicas e conhecimento, é possível captar clientes e encher sua agenda.

Neste artigo, você vai conferir as melhores dicas para ter sucesso na venda de serviços, desde a captação de clientes até o fechamento.

Qual é a diferença de vender serviços e vender produtos?

O que difere a venda de produtos para serviços é o fato de que a segunda opção tem um caráter mais abstrato e intangível, apesar de ambos terem um objetivo comum: solucionar um problema ou reforçar um sonho do cliente.

Como vender serviços com mais eficiência

 O primeiro passo para realizar essa venda é ter um foco mais consultivo, entendendo a necessidade do cliente, seu momento de vida para assim propor algo que entregue valor a ele. Confira abaixo algumas orientações que separei para te ajudar.

Antes da abordagem, pesquisa

Essa dica é importante, principalmente para quem presta serviços para outras empresas. Antes de abordar um potencial cliente, faça uma pesquisa sobre o negócio dele. Assim você irá compreender tudo sobre ele e estará melhor preparado para uma conversa, além de demonstrar que se importou em tirar um tempo para pesquisar sobre o segmento dele.

Foque no encantamento

Ao se identificar com o cliente e entender a necessidade dele, mostre como você pode ajudá-lo a sair de um ponto A para um ponto B. Construa mentalmente a solução na mente do seu cliente, apresente cases de sucesso de outras ações que você ou sua empresa já realizaram.

Foque em uma venda consultiva

Uma estratégia interessante é promover rapport com o seu prospect. Essa expressão define a conexão entre o profissional de vendas e o cliente ainda nos primeiros contatos.

Isso gera mais confiança no cliente e dá sinal verde para o vendedor entrar com propostas e sugestões.

Entenda exatamente a dor do seu cliente

Em uma venda de serviços, o profissional não apenas vende, mas também trabalha como consultor. Dentro desse processo, ele faz perguntas, dá orientações e escuta tudo o que o cliente tem para dizer. Sem esse entendimento, não é possível resolver objeções ou identificar qual solução é mais indicada para cada cliente.

Domine todos os aspectos do seu serviço

O bom vendedor está sempre atualizado sobre o serviço que oferece. Assim ele pode tirar todas as dúvidas dos clientes, fazendo-os entender os benefícios e como esse serviço resolve seus problemas. Lembre-se: cliente com dúvida, não compra.

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