Você tem valores empresariais definidos? Saiba a importância deles

Imagem que descreve os valores empresariais

Quem é empreendedor ou pelo menos já pensou alguma vez na vida em empreender, já se deparou com variadas informações sobre as famosas diretrizes e os pilares de uma empresa, os famosos valores empresariais. Também há muito o que se escutar/estudar sobre cultura e regimento interno.

Porém, devido à ânsia de colocar logo a mão na massa, muitos deixam essa parte para depois ou nem mesmo se preocupam em cuidar destes aspectos.

Hoje, venho com o intuito de bater um papo com você e te provar que sim, definir valores empresariais é de suma importância para manter as engrenagens em funcionamento pleno. Isso, antes mesmo de sequer pensar em colocar a empresa em evidência para o público ao qual se deseja atingir.

Por que pensar em valores empresariais?

Nós, no papel de seres humanos, ao longo da vida vamos construindo nosso jeito de ser, de pensar e de agir. Conforme enfrentamos desafios e fatos cotidianos, vamos forjando nosso caráter e aspectos inegociáveis. Todos possuímos uma essência única e valores definidos.

Você precisa pensar que com a sua empresa deve acontecer o mesmo processo. Eis o motivo: quando pensamos em criar uma marca, temos por obrigação definir qual será o nicho dela, o que será ofertado – em termos de produtos ou serviços, como isto será apresentado aos possíveis clientes, qual será a persona, objetivo do seu negócio etc.

Isso sem citar a parte gerencial e de planejamentos relacionados aos custos e finanças, claro.

Indo mais além, é extremamente necessário que os pilares também sejam definidos nesta primeira etapa. Não é algo que possa ser deixado para depois, não é a parte menos interessante, acredite. Muito pelo contrário. É justamente através da missão, da visão e dos valores empresariais que tudo será embasado.

Como definir esses valores?

Uma empresa é, teoricamente, a extensão de seus fundadores. Bom, pelo menos é assim que os consumidores costumam enxergar, estando de fora. Diante do mercado, o que vale é a maneira com que uma marca se posiciona diante acontecimentos, resoluções de conflitos de imagem e atendimento ao cliente.

Afinal, por quais motivos deseja que seu empreendimento seja lembrado? Ao pensar em valores empresariais, imagine que estes serão a sua representação – e ou do(s) seu(s) sócio(s) também. Tudo o que vocês acreditam é automaticamente inserido em suas formas de gerir processos e pessoas. Não há como separar uma coisa da outra, portanto, muita atenção aqui.

Vou trazer um exemplo simples e claro para que entenda de forma bem simplificada: o Nubank foi criado com o intuito de facilitar a vida dos brasileiros ao abrir uma conta em um banco, já que os processos tradicionais costumam ser bem mais complexos, lentos e burocráticos. E um dos principais valores da organização é o ‘foco na experiência do cliente’.

Entregam este valor através de processos totalmente digitais e descomplicados. Sempre objetivam falar a língua do consumidor, encantando fortemente os possíveis interessados em sua proposta. As pessoas percebem que conseguem entender bem mais rápido e fácil cada fase para abrir uma conta, fazer uma transferência ou sobre como comprar com o cartão de crédito digital, entre outros.

Consegue entender que estes preceitos são as fortalezas principais dos negócios deste banco? E que é dessa forma que eles se apresentam ao mercado financeiro desde o seu surgimento? Pois é, é exatamente isso que sua empresa deve almejar desenvolver.

Você precisa deixar bem claro quais serão as dores que irão sanar dentro da
sociedade, em um modo geral. Ademais, como já disse antes, todas estas questões também estão totalmente atreladas à cultura e estrutura organizacional.

Toda essa cartilha dará o tom de todas as ações que serão colocadas em prática no cotidiano da empresa. E digo isto, não somente relacionando ao marketing, mas também à customer experience, às equipes de vendas e como estão os seus respectivos desempenhos, e também à forma com que todos seus colaboradores estão representando a empresa.


Conte com a IAN Vendas Estratégicas para cuidar do seu time de vendas!


Lembrou de mais alguma organização com os valores empresariais bem definidos por aí? Comente aqui, adoro falar sobre cases de sucesso!

Caso precise de ajuda para delimitar quais serão os valores empresariais da sua empresa e saber exatamente como aplicá-los no dia a dia, posso te auxiliar nesse processo. Clique aqui e fale diretamente comigo, será um prazer te ajudar a melhorar seu posicionamento dentro do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?