Estratégia de vendas: conheça suas fases

Para conquistar sucesso no universo das vendas e impulsionar os resultados de um negócio é preciso uma boa estratégia de vendas. Por meio dela, concretizamos negócios e conquistamos uma carteira de clientes fidelizados.

Nesse processo são comuns as dúvidas sobre passos essenciais para ampliar o número de negócios fechados. Se você também tem esses questionamentos, continue a leitura e compreenda as principais fases de uma estratégia de vendas.

Por que a estratégia de vendas é importante

Trata-se de um processo que envolve o entendimento dos objetivos (seja da sua empresa ou da empresa para qual você presta serviços) e o caminho que deve ser percorrido até que seja possível conquistar os resultados.

As fases de uma estratégia de vendas

Agora que você compreendeu a relevância dessa estratégia, é importante compreender as quatro fases envolvidas. Dessa forma é possível estruturá-las e executar em seu negócio.

Prospecção
O primeiro passo é encontrar os clientes que possam se interessar pelas soluções que você comercializa. Para isso, ter conhecimentos básicos de marketing e estratégias são essenciais. Pode ser que o seu negócio tenha um departamento de marketing, mesmo assim é necessário dominar a ferramenta, especialmente nos meios digitais.

O uso de websites, redes sociais e outras ações online são importantes para atrair os leads.

Qualificação
Para que a sua venda seja concretizada, é preciso além de conquistar os clientes atraídos na fase de prospecção, qualificá-los. Nesta fase é o momento em que você oferece informações sobre o produto/serviço que oferece e coleta dele as suas principais necessidades, já identifica as principais objeções e oferece suporte a esse cliente.

Negociação
Após qualificar um lead e compreender que ele faz sentido em seu negócio, é chegado o momento de negociar. Com as principais objeções dele em mãos, você precisa se preparar enviando materiais e mostrando benefícios de seu produto/serviços que quebrem essas barreiras, fazendo com que ele feche o negócio.

Fidelização
Fidelizar um cliente é menos custoso do que adquirir um novo. Então, foque em manter o relacionamento com ele a longo prazo. Para isso, invista em um bom pós-venda que crie proximidade, solucione eventuais problemas, aumentando as chances desse novo cliente comprar novamente em outras oportunidades. Você também pode oferecer cupons de desconto e programas de fidelidade.

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