Planejamento comercial para 2023: defina seu roteiro

O ano de 2022 está caminhando para as suas últimas semanas e com isso é mais do que necessário planejar e definir seus objetivos comerciais para o ano seguinte. Pensando nisso, preparei esse artigo para te ajudar. Se você deseja fazer o seu planejamento comercial para 2023, continue a leitura.

O que esperar do planejamento comercial para 2023?

Importante entender alguns cenários que estão ocorrendo em nosso país, que são pontos de atenção para a tomada de decisões assertivas.

Cenário pós eleições

O cenário político não só em 2022, mas nos últimos anos por si só já é conturbado. Em novembro enfrentamos as eleições totalmente polarizadas e quanto maior a divisão, maior a sensação de instabilidade econômica.

Este clima tenso deixa os investidores inseguros, os levando a segurar alguns investimentos. Com a retração do mercado, é normal as vendas sofrerem impactos. Para lidar com isso é importante estudar as tendências do seu setor e se preparar para as mudanças que podem chegar.

Ainda estamos nos recuperando de uma pandemia

Após dois longos anos de incertezas, em 2022 já podemos ter um cenário mais previsível em relação à pandemia do Covid-19. Com o aumento do PIB ultrapassando os níveis de antes do isolamento, o ano que passou se apresentou mais tranquilo para varejistas, investidores e empreendedores.

Consolidação de modelos de negócio tecnológicos

Entre as principais tendências de tecnologia para 2023, a maioria delas tem impacto direto nas vendas e nos modelos de negócio das empresas: Metaverso, dados incorporados e plataformas nativas em nuvem.

Essas tecnologias vão mudar o relacionamento com o cliente, como o Metaverso que já possibilita experiências de compra imersivas no ambiente digital. A plataforma em nuvem que permite maior produtividade das equipes, tendo 100% online o acesso a sistemas de CRM e ferramentas de ERP. E os dados, por si só são a base de qualquer tomada de decisão para empresas consolidadas.

Mão na massa: como construir seu planejamento para 2023?

Além de estar atento às mudanças de mercado e tendências, processos internos são essenciais para construir (e executar) um bom planejamento de vendas para 2023.

Defina objetivos comerciais

A área comercial precisa impulsionar o crescimento da organização de maneira geral. Por isso, o planejamento deve estar 100% alinhado aos objetivos da empresa. Entre os principais objetivos a se analisar estão: crescimento no volume de vendas, melhora na fidelização, impulsionamento de taxas de conversão etc.

Estabeleça indicadores para acompanhar a execução do seu planejamento de vendas 2023

Os indicadores serão seu direcionamento nas vendas. Use esses dados para compreender o andamento do seu planejamento durante o próximo ano. Não basta planejar, é preciso executar. Lembrando que todo o qualquer dado precisa estar alinhado com os objetivos que comentamos no tópico acima.

Envolva o time no processo

Após a definição das metas e indicadores, envolva seu time nesse processo. Quebre as metas em atividades pequenas, destinadas a cada profissional. Ao se verem envolvidos em algo grandioso, eles se sentirão animados em gerar resultados.

Conte com o apoio da IAN Vendas Estratégias para transformar seu 2023

Com este conteúdo, você conseguirá dar seus primeiros passos em direção a elaborar um planejamento de vendas que leve sua empresa ao crescimento. Quer ir além. Fale com a nossa especialista em vendas, Eliana Santos, e se prepare para transformar seu 2023.

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