Fechamento de vendas: técnicas para se sair bem nessa fase

O processo de fechamento de vendas é o momento crucial de toda negociação. É o passo final para o cliente dizer, efetivamente, o sim e o vendedor concretizar sua prospecção.

Esse momento precisa de toda a cautela, afinal qualquer deslize pode colocar todo trabalho realizado até o momento, em xeque e levando o cliente a desistir da compra. Entenda no texto de hoje como finalizar o seu negócio de forma avançada e profissional.

O que de fato é o processo de fechamento de vendas?

É o momento final, decisivo para garantir que todo o esforço com o cliente (reuniões, propostas, atendimento etc.) vai resultar em um negócio fechado, seja único ou recorrente.

Não podemos deixar de lembrar que o fechamento é a consequência de todo um trabalho de relacionamento nutrido com o cliente. Se você foi capaz de demonstrar valor para o prospect, a concretização da venda é certa.

Técnicas avançadas de fechamento de vendas

Método Imperativo
As famosas palavras de ação são essenciais para acelerar o processo de fechamento de vendas. Algumas expressões como:

  • Apenas hoje
  • Imediatamente
  • Faltam algumas horas
  • Pronto para usar
  • Pronta Entrega

São capazes de fazer o cliente entender que é hora de falar o tão esperado “sim” ao vendedor.

Perguntas eficazes

Faça as perguntas como se a negociação já estivesse finalizada. A ideia é dar a ele o “senso de comprometimento” sobre o negócio, já indicando detalhes da prestação de serviço ou entrega do produto. Opte por frases como:

  • Você prefere pagamento via boleto ou cartão?
  • Para quando podemos agendar seu horário?
  • Você prefere entrega ou retirada?

FOMO
O fenômeno conhecido como FOMO (fear of missing out), que traduzida significa “medo de estar de fora” é um gatilho mental que funciona muito bem no processo de fechamento de negócio. Ninguém quer perder nada que seja classificado como “imperdível”.

Por isso, reforce o fato de que esse é o melhor momento para garantir uma oportunidade, que o preço é especial para ele, ofereça condições únicas de pagamento etc. Não use o desconto de cara, deixe-o apenas para o final, caso as outras vantagens não sejam suficientes.

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