Adaptabilidade: palavra de ordem para vendedores de alta performance

imagem que descreve a adaptabilidade

Um bom vendedor é aquele que, independentemente das circunstâncias, vende. Parece óbvio, mas é real. Tomamos como exemplo bons profissionais que conseguem adaptar suas estratégias de acordo com a necessidade, bem como aqueles que trabalham com adaptabilidade, uma condição que faz com que o profissional consiga se adequar a quaisquer cenários.

Como funciona a adaptabilidade

Ela pode vir em duas frentes: interna e externa. Vou explicar cada uma delas. No ambiente interno, é aquele que sabe identificar e atuar na venda conforme o perfil de seu cliente, com isso conquistando resultados extraordinários para a sua empresa.

Ele reúne algumas características, como fazer as coisas rapidamente, atuar bem em conjunto, atuar de forma assertiva, sabe estabelecer rapport (relação), e busca diferenciação.

Já no ambiente externo, um bom profissional é aquele que se adapta aos movimentos do mercado. Vou citar um exemplo. Um vendedor de ótica, acostumado a lidar presencialmente com seus clientes, se vê sem poder trabalhar por conta dos decretos de isolamento social e fechamento do comércio.

Esse mesmo vendedor abre uma LIVE no Instagram, com objetivo de descontos e vendas para a sua audiência na plataforma e efetua vendas, que serão entregues via delivery. O que tiramos dessa atitude? Adaptabilidade, pois esse profissional soube tirar da situação atual, formas de continuar executando seu trabalho.

Como trabalhar a adaptabilidade?

Para alcançar esse patamar, é preciso dispor de elementos que potencializam seus resultados. Veja quais são eles:

Equilíbrio emocional

Um vendedor que se adapta às mudanças de mercado e perfis de clientes precisa desenvolver equilíbrio e inteligência emocional. A partir desses elementos o vendedor consegue identificar e se conectar com a realidade dos seus clientes, além de trabalhar a resiliência para lidar com as mudanças que ocorrem no ambiente externo do seu negócio.

Habilidade de observação

É importante lembrar que o processo de venda está mais relacionado com o ouvir do que com o falar. Por isso é importante observar bastante e ouvir na essência tudo o que seu cliente está dizendo (em palavras e nas entrelinhas). Quando observamos nos detalhes, temos argumentos e armas para lidar com as adversidades e objeções.

Ter flexibilidade

É importante trabalhar de forma maleável, sem ficar focado apenas em fazer as coisas do seu jeito, literalmente “dentro da caixinha”.  Não esqueça que um processo de vendas ocorre de forma colaborativa. Tanto você, quanto o cliente vão cedendo e negociando, até que ambos cheguem a um denominador comum que atenda e deixe todos felizes.

A flexibilidade é palavra de ordem nos negócios. Principalmente em tempos mais críticos para as vendas, como os que vivemos.

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