Aumentar as vendas em meio à crise é mesmo possível?

Homem tentando resistir à crise e aumentar as vendas

Aumentar as vendas em meio a uma crise que está se instalando parece algo impossível, não é mesmo? Mas saiba que esse é o momento que as empresas podem (e devem) usar como oportunidade para fazer seus negócios crescerem. Não podemos descartar o fato de que as crises causam dificuldades para a venda e atração de novos clientes. E nessa instabilidade, gerada pelo novo coronavírus isso não é diferente.

Porém, enquanto empresários estão questionando o futuro de seus negócios, reajustando seus planos estratégicos e financeiros, muitas vezes sem checar os impactos dessas decisões, por exemplo, outros estão aproveitando a oportunidade para se preparar e avançar no futuro. É o clássico “fazer do limão, uma limonada”.

Para ajudar vocês, trouxemos algumas dicas nesse artigo. Continue a leitura e descubra como se destacar e aumentar as vendas sem deixar a crise causar grandes impactos no seu negócio.

A internet gera oportunidades

Nesse momento os empreendedores, sejam eles grandes companhias ou PMEs, terão oportunidades se desenvolverem formas de adaptar suas empresas e aproveitarem a forte influência da internet para gerar maiores oportunidades de negócio.

Também é preciso ter em mente que nenhuma crise dura para sempre, por mais difícil que seja. Logo é fundamental que se continue trabalhando, obviamente dentro de suas possibilidades. E aí a internet entra, como condutora da relevância do seu negócio para a sua audiência, o que faz aumentar as vendas.

As empresas que estão presentes no contexto online e que investem na construção de autoridade de seus negócios, através de conteúdos relevantes distribuídos por e-mail marketing, redes sociais e blogs, conseguem gerar tráfego constante para o seu site. Então, mesmo com a crise, seguem alcançando seu público, mesmo que esse ainda tenha algumas objeções no processo de vendas.

De outro lado, temos a parcela de empresários que ainda não se renderam ao digital e, nessa fase permanecem fora da internet. Eles correm grande risco de perceber fortes quedas nos resultados. Principalmente nessa crise onde a maioria das pessoas estão obrigadas a ficar em casa e, consequentemente, por mais tempo online.

Para citar exemplos, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico divulgou uma nota em que cita que as compras pela internet dispararam cerca de 40% no mês de março de 2020. Se você ainda está pensando se deve se posicionar online, o momento de agir é agora.

Use o Cross Selling como aliado

Como o momento de prospecção é mais delicado, aqui entra uma oportunidade de negócio interessante dentro da carteira de clientes já existentes, o cross selling. Trata-se de uma técnica de vendas utilizada para convencer o cliente a comprar mais produtos do que havia pensado inicialmente.Seus objetivos incluem melhorar a experiência de consumo e aumentar o ticket médio do negócio.

É importante lembrar que isso não significa manipular os clientes, mas sim oferecer um mix de itens extras que estejam aliados à escolha original, despertando o interesse no cliente e aprimorar a sua compra. Que tal tirar o tempo mais livre para pensar em cada cliente da carteira e como você pode agregar valor por meio dessa estratégia?

Adapte a sua oferta ao momento vivido

Com a mudança no mercado consumidor, o empresário precisa levar em conta a necessidade de fazer adaptações na oferta. Se o seu serviço não pode ser oferecido via delivery, pense em opções atrativas, com valores mais acessíveis para o seu cliente adquirir. Alguns profissionais como esteticistas e personal trainers estão oferecendo vouchers com valores dobrados (compra um voucher de R$ 100 e ganhe o dobro em serviços), com possibilidade de uso pós-isolamento, o que leva o consumidor a se programar para ter aquele serviço.

Agindo dessa forma, seu negócio se torna mais atrativo e as ofertas são levadas em consideração de maneira mais intensa e relevante.

Invista na sua equipe

Embora as ofertas e estratégias de vendas sejam muito importantes, elas são apenas uma parte do caminho para vender mais. A outra parte está nas mãos da equipe de vendas, que identifica a imagem do negócio e representa a empresa perante o público.

Por isso essa fase pode ser importante para proporcionar à sua equipe, ferramentas que ofereçam melhorias para eles, como por exemplo:

  • Realizar treinamentos de vendas;
  • Melhorar a sua capacitação;
  • Orientá-los em estratégias de marketing;
  • Ter ao lado uma consultoria de vendas para acompanhar a equipe.

Com vendedores capacitados, o resultado é um atendimento mais assertivo, com maior conversão de vendas e qualidade para o cliente.

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