Branding: como ele pode te ajudar a aumentar as vendas

Imagem que representa o processo de branding

O branding se tornou uma ferramenta muito importante e interessante para o trabalho com vendas. Mas, muitos empreendedores ainda têm dificuldades em entender como esse conceito pode ajudá-los na prática.

Afinal, o que representa o branding?

O branding ou posicionamento de marca, é composto pela identidade visual da empresa (logotipo, conceito visual) e, também, sobre as características estruturais, sociais, ideológicas e antropológicas do seu negócio. É expor de forma simples a sua essência e a de seu negócio.

Ele ajuda departamentos como marketing a venderem melhor a empresa, para os consumidores, auxilia os vendedores a alinharem o discurso da companhia em suas abordagens e, também, é apoio para outras áreas da empresa, como a de Recursos Humanos. Isso, porque com um bom branding é possível construir uma equipe direcionada com os ideais do negócio.

O processo de vendas

Branding na atração de clientes

No momento de atrair o seu cliente-sonho, é importante que a audiência encontre no seu negócio, a solução para um problema, ou facilidade na realização de um sonho. E para isso, atirar para todos os lados não é o ideal, mas se posicionar claramente, sim. Quando você se posiciona, por meio do branding, encontra seu “lugar no mundo”, e quanto mais você estiver segmentado em um nicho, menores são suas concorrências.

Relacionamento com o prospect e a venda

Como em um namoro, o relacionamento é o momento em que o prospect conhece melhor o negócio para decidir e criar laços com a sua empresa. Por isso, nesse estágio o posicionamento é essencial, mostrando a cultura do negócio.

Por exemplo, se você vende serviços de terceirização financeira, ao invés de dizer ao cliente para contratar seu serviço, pois você “faz mais rápido porque entende do assunto”, pode dizer ao cliente que, contratando seu negócio, ele terá “maior produtividade e tempo para o foco em outras atividades”. E que isso ocorre pois os valores da sua empresa são rapidez e eficiência em tarefas operacionais.

No branding também está o “tom de voz” da sua marca. Dessa forma, ele define o jeito como o seu potencial cliente te verá no momento da negociação.

Pós-vendas

Como o branding em si é uma “promessa”, é fundamental que ela se cumpra para que a relação com o cliente se mantenha boa. Quando você promete e cumpre, ganha a chance de comprometer-se novamente, com isso é possível alcançar maior credibilidade e autoridade.


Imprimindo os valores e posicionamento do seu negócio no pós-vendas, você pode implementar estratégias como o cross-sell, up-sell e re-sell.

Case Havaianas

As sandálias Havaianas, desenvolvidas pela empresa Alpargatas, para o público de classe média, até os anos 2000 eram considerados calçados com baixo valor agregado, tendo como foco um público das classes C e D. Após esse período, iniciou um reposicionamento de marca para agregar maior valor ao produto, atingindo um novo público.

Para concretizar essa ideia, a marca trabalhou na expansão de portfólio, efetuou parcerias com grandes nomes do mundo da moda, ofereceu experiências diferenciadas aos fãs mais exigentes desse universo.

Nas campanhas publicitárias foram utilizadas figuras públicas como atrizes, apresentadores, atletas e modelos, como uma forma de criar vínculo afetivo. Além de trabalhar a diversidade de público com o slogan “todo mundo usa”.

Em 2014, a marca Havaianas investiu cerca de 40 milhões em sua linha de produtos, atualmente são 500 itens. Hoje, os produtos estão em cinco continentes e em mais de 60 países.

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