Proposta única de valor: como montar a sua?

Imagem que representa a proposta única de valor

Se você é empreendedor ou deseja viver do seu negócio, com certeza já deve ter se questionado a respeito do que realmente leva um empreendimento ao sucesso. Afinal de contas, com todos os mercados muito concorridos, é fundamental saber como fazer com que a sua empresa ofereça algo único, que a diferencie dos concorrentes. Aí que a proposta única de valor aparece, para te ajudar nesse processo.

Se você deseja aprender mais sobre a proposta única de valor e está buscando compreender melhor como isso pode potencializar seu negócio, deseja entender o que é a PUV e como construí-la, continue a leitura.

Afinal, o que é a proposta única de valor?

A proposta única de valor reúne todos os diferenciais do seu negócio e atua com uma forma de auxiliar a equipe de vendas no convencimento dos clientes, explicando as características daquilo que você oferece, além de mostrar o diferencial do seu negócio. Lembrando que, quando falamos no diferencial não estamos falando de “bom atendimento, ou produtos de qualidade”, esses itens devem ser base do seu negócio.

Como montar a minha proposta única de valor

Conhecer a concorrência

Conheça a concorrência profundamente, sabendo quem compete diretamente com você, no nicho que você deseja atuar. Isso significa estudar seus sites, conhecer as suas propostas, produtos, ofertas, abordagens de vendas, vislumbrando sempre quais são os pontos fortes e fracos desse empreendedor. Se você conseguir visualizar a PUV do seu concorrente, é ainda melhor.

Aprofunde-se no seu público

O segundo passo essencial na construção da sua PUV é entender profundamente o público-alvo do seu negócio. Ou seja, qual o tipo de pessoa (ou empresa), interessado naquilo que você vai oferecer, seja isso um produto, serviço ou uma combinação dos dois. Isso te ajuda a direcionar os esforços para o público correto.

Seja claro na proposta

Um grande erro dos empreendedores é querer atender um público muito amplo, sem direcionar esforços em um nicho. Isso vai te fazer perder espaços para concorrente que estejam, de fato, focando em um nicho.

Ao criar a proposta, você deve ser bem objetivo, sem deixar muito espaço para objeções. Citando o exemplo da Netflix: “Sua próxima história, agora. Assista onde quiser, cancele quando quiser”.

Atue com excelência, sempre

Para que sua proposta única de valor tenha destaque dentro do mercado, é importante que ela seja excepcional. Dessa forma, isso significa que ela deve ser original e diferente do que os seus concorrentes já vêm fazendo.

Além disso, a proposta única de valor deve ser intrínseca na cultura da empresa, com padrões a serem seguidos pela equipe, deixando sempre claro ao público, que consequentemente lhe retribuirá oferecendo confiança e preferência.

Conte com o auxílio da IAN Vendas Estratégicas no seu negócio

Se você gostou desse artigo sobre a proposta única de valor, não deixe de comentar. E se você precisa de ajuda para definir esse conceito na sua empresa, clique aqui e fale com a nossa especialista, Eliana Santos. São mais de 30 anos de experiência com estratégias comerciais de relevância.

2 thoughts on “Proposta única de valor: como montar a sua?

  1. Paula says:

    Para ficar mais claro, você poderia nos dar exemplos de PUV. Qual a PUV da Ian? quais empresas já desenvolveu a PUV? Quais as empresas que tem a PUV mais interessantes?
    Obrigada e tenha um bom dia.

    • Eliana Santos says:

      Bom dia Paula, tudo bem?
      Primeiramente agradecemos seu contato e interesse pelo tema que abordamos neste artigo!

      Vamos lá!
      >>Conceito de PUV:
      É um modelo de negócios que é focado em produtos e serviços que criam algum valor para os clientes das empresas.

      >>PUV IAN:
      A Ian Vendas Estratégicas oferece consultoria e assessoria em vendas e marketing para ajudar empreendedores a aumentarem suas vendas de forma organizada e estratégica, por meio de ferramentas práticas.

      >>Agora, vamos deixar, aqui, uma opção básica de estrutura para facilitar e ajudá-la a criar a PUV para o seu negócio:

      1 – Nome do seu produto/serviço
      2 – Principal benefício
      3 – Público que vai se beneficiar (Mais que uma expectativa, você precisa fazer com que seu público queira algo que só você pode dar. Essa será a sua proposta única de valor-PUV)
      4 – Principal dor da persona ou a oportunidade enxergada
      5 – Dor secundária ou um sacrifício que não precisa ser feito para alcançar o objetivo.
      6 – Método que você criou (se tiver) no produto/serviço que faz a promessa se tornar realidade.
      Com essas dicas você conseguirá elaborar a sua PUV e promover o seu produto/serviço de forma única e estratégica!

      >>Exemplos de empresas/PUV:
      • Apple MacBook – “Leve. Anos à frente”.
      • Spotify – “Sua vida com trilha sonora”.
      • Uber – “A maneira mais inteligente de andar por aí”.

      Estamos à disposição, no canal corporativo WhatsApp: 11 98420-1012, caso necessite de suporte.

      Boa sorte e bons negócios!

      Abraços,
      Eliana Santos
      IAN Vendas Estratégicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?