Crise: como ela pode ser positiva para o empreendedor?

imagem que define a crise

O senso comum nos dizem que um momento de crise é devastador para os negócios. Será mesmo? O fato é que a fase exige cautela extra, mas é dela que nascem as mais diversas oportunidades de fazer negócios.

Quer entender melhor? Me acompanhe na leitura desse artigo.

Na crise, novos nichos nascem

O empreendedorismo nos permite um maior exercício da nossa criatividade para explorar novos nichos de mercado, que antes não existiam ou não estavam aquecidos. Dois bons exemplos disso é o mercado de reparos, que aqueceu com as demandas da pandemia, aumentando a busca por consertos em eletrodomésticos, reparos elétricos, hidráulicos e em veículos, conforme matéria da Folha de São Paulo.

Outro bom exemplo está nos estabelecimentos de alimentação, que melhoraram suas estruturas de delivery, atendendo um grande número de pessoas, mesmo com as portas fechadas.

Você ganha espaço da concorrência

Quando estamos diante de uma crise, principalmente no caso dos empreendedores que se anteciparam a ela, é possível conquistar parte do mercado dos concorrentes. Isso ocorre porque nem todos os empresários estão prontos para lidar com situações que envolvam cortes de gastos e investimentos. É aqui que o empreendedor preparado investe em seu negócio, atraindo mais clientes lidando melhor com a fase de crise.

Empresas que estão superando a crise

Trouxe exemplos de empresas grandes que estão contornando a crise, para você se inspirar a correr atrás dos seus objetivos.

MRV Engenharia

Em um momento onde foi necessário se reinventar, a MRV lançou a campanha #FiqueEmCasa e preparou seus canais digitais para que a busca pela compra dos apartamentos e o processo de documentação fosse totalmente online.

Como resultado, mesmo com fechamento de seus stands de vendas e adiamento de lançamentos previstos para o primeiro trimestre, a companhia reportou um aumento de 28% em suas vendas, em comparação aos três primeiros meses do ano de 2019.

Get Ninjas

Os profissionais autônomos foram os mais afetados durante o atual cenário de isolamento social. Para que os profissionais cadastrados no aplicativo pudessem continuar seus trabalhos na quarentena, a startup GetNinjas, uma intermediadora de serviços autônomos, lançou o Ninja Remoto, uma plataforma que possibilita a contratação de pequenas assistências por vídeo ou ligação.

Com uma visão empreendedora, uma empresa que já existia, enxergou rapidamente uma oportunidade e criou uma frente de negócio totalmente aderente ao cenário atual.

Conte com a IAN Vendas Estratégias para te ajudar com as vendas

A crise é sempre um momento delicado, mas com estratégia é possível contornar essa situação. Clique aqui e fale com a nossa especialista, Eliana Santos. Ela irá te auxiliar com a solução ideal para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar uma conversa
1
Vamos conversar?
Olá, posso te ajudar?