Marketing sensorial: os cinco sentidos a favor do seu negócio

O marketing sensorial é uma das mais recentes estratégias de divulgação que devem ser consideradas para o seu negócio. Ao explorar os sentidos, os básicos que aprendemos nas aulas de ciências da escola (olfato, paladar, tato, visão, audição). 

Durante o processo de compra, o cliente tem contato com o produto de formas complexas e diferentes, não ficando restrito a uma visualização simples. 

Marketing sensorial no detalhe

O marketing sensorial é uma ferramenta de divulgação que visa estimular os cinco sentidos do corpo humano: 

– Tato;

– Olfato;

– Paladar;

– Visão;

– Audição.

Exemplos práticos 

Olfato

Ele é um dos sentidos mais poderosos na hora de construir a “marca sensorial” do seu negócio, afinal os cheiros representam lembranças, afinal eles são capazes de transportar diretamente a pessoa para uma memória. 

Quem trabalha com alimentos ou perfumes, sai na frente, pois pode usar seus produtos para despertar o consumidor: uma padaria com cheirinho de pão quentinho, ou uma loja de perfumes com aquele cheirinho maravilhoso. 

Outro ponto é criar a identidade olfativa do seu negócio: lojas como Farm, Shoulder, Melissa etc, têm cheios específicos que te remetem especificamente nisso. A nossa especialista, Eliana Santos, inclusive tem uma marca de identidades de marketing olfativo. Clique aqui e conheça mais. 

Paladar

Vamos pensar em uma recepção de clínica estética ou um salão de beleza: a maioria dispõe de água, café ou um lanche para os clientes. Dessa forma, a sensação de espera — que é um dos fatores negativos em estar naquele lugar — é despistada e transformada em algo mais agradável.

Visão

Aqui podemos lembrar dos conceitos de identidade visual, que são as cores, fontes e elementos relacionados ao seu negócio. Pois sempre que alguém as ver, irá relacionar a sua empresa. Assim como o MCDonalds, que trouxe para a sua combinação de cores uma identidade única. 

Audição

Quem não se lembra das famosas músicas de elevador? Ou daquela musiquinha bem levinha tocada em restaurantes? Elas ajudam o consumidor a se manter mais calmo e ter uma experiência agradável no negócio. 

Tato
Pode parecer o mais difícil de se trabalhar, mas totalmente possível. Sentir o tecido de uma roupa, entrar em um veículo e tocar no volante são exemplos de ações que são desenvolvidas para intensificar o estímulo do tato. 

A Ian Vendas Estratégcas de ajuda com o marketing sensorial

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