Pitch de vendas: dicas para uma boa primeira impressão

Um pitch de vendas é um discurso comercial de curta duração, que tem o objetivo de fazer seu cliente se interessar em seu produto, serviço ou ideia. Precisa ser curto e convincente, apresentando a sua solução e mostrando os benefícios que ela apresenta ao consumidor.

O pitch ideal precisa de frases de impacto e atrair a atenção do potencial cliente, servindo de estímulo para que ele avance para a próxima fase do funil de vendas. Importante ressaltar que ele pode ser feito tanto pessoalmente quanto online ou pelo telefone.

Costumo fazer sempre a analogia do elevador. Pense que seu potencial cliente está no mesmo elevador que você e você só tem o tempo entre os andares para convencê-lo de seu negócio. E na realidade o pitch de vendas vem de “elevator pitch”, ou “discurso de elevador”, uma técnica usada por profissionais do Vale do Silício para apresentar suas ideias aos investidores. Como o tempo dessas apresentações era curto, essa apresentação também precisava ser curta.

Técnicas para te ajudar no seu pitch de vendas

Linguagem simples e objetiva

Ao criar seu pitch, evite linguagem muito técnica. Seja claro, objetivo e explique sobre o seu negócio de forma simples.

Encaixe seu discurso de vendas ao tempo

Busque antes entender se o seu potencial cliente teria tempo extra para falar com você após o pitch. Com a resposta dessa pergunta, enxugue ao máximo os detalhes nesse discurso e trate de dois ou três pontos específicos, no tempo disponível.

Mostre como você resolve problemas

Ao invés de simplesmente apresentar seu negócio, mostre como a sua solução resolve os problemas do seu potencial cliente. Importante também não descrever seu produto ou serviço com características, mas sim ressaltando os benefícios que ele entrega.

Ofereça poucas opções para o seu cliente

Não apresente uma lista de serviços extensa ao cliente. Tenha em mãos para o pitch os serviços mais adequados para a necessidade dele no momento. As pessoas tendem a se sentir pressionadas quando há muito para escolher.

Mostre o valor e não preço

O cliente vai querer saber o preço do seu serviço, mas não foque seu pitch nisso. Mantenha seus esforços em passar o valor dessa solução.

Para finalizar, peça a venda

Se você não pedir a venda, o cliente não irá comprar de você. Então, ao finalizar a apresentação, chame seu cliente para comprar. Você pode usar gatilhos mentais e priorizar a escassez nesse processo.

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